Valor destaca agenda do seminário da Amcham e US Chamber durante visita oficial de Dilma aos EUA

publicado 24/06/2015 09h48, última modificação 24/06/2015 09h48
São Paulo - Encontro da Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos acontece em Washington, dia 30/6
valor-foto01.jpg-971.html

O jornal Valor Econômico de hoje (24/6) destaca a agenda do seminário da Amcham e US Chamber dentro da programação oficial da visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos na próxima semana.

Leia matéria completa do repórter Sérgio Lamucci, do Valor: 

Embraer e Boeing assinam acordo durante viagem de Dilma

Por Sergio Lamucci

Na visita da presidente Dilma Rousseff aos EUA no fim do mês, a brasileira Embraer e a americana Boeing vão assinar um acordo de cooperação. Aproximar o setor privado dos dois países é um dos objetivos da viagem de Dilma, que encerrará a Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos no dia 30, em Washington.

Embraer e Boeing anunciaram em 2012 uma colaboração e, desde então, desenvolveram algumas atividades conjuntas, como no apoio aos programas de defesa do Super Tucano e do KC390, ambos da companhia brasileira. Neste ano, as duas empresas inauguraram um centro conjunto de pesquisas em biocombustível em São José dos Campos, em São Paulo. O novo acordo visa estreitar a cooperação entre as duas companhias.

O seminário com empresários na capital dos EUA foi um dos últimos eventos acertados para a viagem de Dilma. A presidente falará no fim da tarde. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, estará presente. É possível que o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, também participe de um dos painéis.

Entre os empresários brasileiros, os principais nomes confirmados até o momento são o presidente da Embraer, Frederico Curado, e o presidente da Stefanini, Marco Stefanini. Entre as empresas americanas, farão parte do seminário o presidente da Dupont América Latina, Judd O'Connor, e o vicepresidente internacional para a América Latina da Janssen Pharmaceuticals, Antônio Ferreira.

O evento tem como alguns dos organizadores a US Chamber of Commerce, a Câmara Americana de Comércio do Brasil (Amcham) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os centros de estudos Wilson Center e Center of Strategic and International Studies (CSIS) são duas das instituições que apoiam o seminário.

Dilma participará de eventos em Nova York, nos dias 28 e 29, em Washington, nos dias 30 e 31, e em San Francisco, em 1º de julho. A presidente tenta reconquistar a confiança do empresariado, para que o investimento possa se recuperar. Em Nova York, terá um jantar com empresários no dia 28 e vai se reunir com dois grupos pequenos na manhã do dia seguinte. Depois, fala no encerramento do seminário sobre oportunidades de infraestrutura no Brasil.

Em San Francisco, terá encontros com executivos do setor de tecnologia. A presidente quer que o investimento em ciência, tecnologia e inovação seja uma das marcas do seu segundo governo.

registrado em: ,