Amcham apresenta na Anvisa resultado do 8º relatório de avaliação da agência

publicado 24/02/2017 17h16, última modificação 24/02/2017 17h16
Brasília - Com a presença do diretor-presidente Jarbas Barbosa, audiência reuniu mais de 120 pessoas em fevereiro
audiencia-publica-em-brasilia

A ANVISA recebeu da Amcham, na última quarta (25/2), proposta de agenda de trabalho elaborada pelos associadas da entidade, com base na 8° edição do relatório de avaliação da agência, elaborado pela área de Relações Governamentais e pela Força Tarefa de Anvisa da Amcham.

O Relatório traz dados referentes às atividades da Agência e foi apresentado para plateia de 120 pessoas, em Brasília, com a presença do diretor-presidente da ANVISA, Jarbas Barbosa, do diretor de Relações Governamentais da Amcham, Wanderley Mariz, e do coordenador da Força-Tarefa da Anvisa, Rodrigo Corrêa da Silva.

Na ocasião, o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, ressaltou a importância da AMCHAM oferecer o Relatório com as percepções do setor produtivo. E ressaltou que, após o lançamento do Relatório, em dezembro passado, ficou acordado que a Agência estaria à disposição da AMCHAM para esclarecer pontos e fazer a devolutiva do documento.

Rodrigo Corrêa, presidente da força-tarefa da AMCHAM, para a Anvisa, apresentou a proposta de uma agenda comum de trabalho de longo e médio prazos como ponto de partida para maior atuação colaborativa entre a Agência e o setor produtivo regulado.

Corrêa propôs que a AMCHAM organize eventos para alinhamento entre a Anvisa e as Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais, além da criação de um programa de revisão regulatória para não se ter um acúmulo de normas.

O “Relatório Anvisa – 8ª edição”, com dados de 2015, aponta aspectos positivos e os que merecem melhorias em sua atuação, no que diz respeito às gerências responsáveis pela regulação de cada setor, assim como sugestões para seu aperfeiçoamento.

Para a realização desse estudo foram ouvidos 128 representantes de empresas, de acordo com sua gerência de relacionamento com a Anvisa. Foram avaliadas as gerências de Alimentos, Saneantes Cosméticos, Medicamentos, Produtos para Saúde e de Toxicologia.

Participaram do debate o diretor Renato Porto, o diretor-adjunto da Presidência, Pedro Ivo Ramalho, o assessor parlamentar da Anvisa, Marcos Paulo Dias Rodrigues, a gerente-geral de Alimentos, Thalita Antony, e o gerente-geral de Cosméticos, João Tavares, entre outros representantes das gerências-gerais da Agência.