Amcham apresenta relatório da avaliação da Anvisa à diretoria da agência nesta terça (08/11)

por andre_inohara — publicado 07/11/2011 12h00, última modificação 07/11/2011 12h00
São Paulo – Documento apresenta a visão do setor regulado sobre o órgão e já foi entregue também a seu diretor-presidente.

A Amcham apresenta nesta terça-feira (08/11) o mais recente relatório de avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à Diretoria Colegiada do órgão. O encontro ocorre às 14h30 em Brasília, na sede da Anvisa.

Na ocasião, os diretores da agência conhecerão os resultados da pesquisa, que traz a ótica dos agentes regulados sobre sua atuação.

A pesquisa foi liderada pela força-tarefa de Anvisa da Amcham, em parceria com o Ibope.

O relatório foi entregue em agosto ao presidente da Anvisa, Dirceu Barbano. Em setembro, ele citou os dados do relatório no Senado, para falar da melhora da atuação da agência.

Sobre a pesquisa

O relatório elaborado pela Amcham em parceria com o Ibope mostra que as empresas reguladas pela Anvisa têm uma avaliação predominantemente regular sobre o órgão.

Para 54%, a atuação da Anvisa merece nota três (numa escala de um a cinco). Outros 28% atribuem notas um e dois e, para 18%, a avaliação merecida fica no topo da escala, entre quatro e cinco.

De 17/09/10 a 08/10/10, foram aplicadas entrevistas qualitativas via internet junto a 114 agentes regulados dos setores de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos, Alimentos, Saneantes, Cosméticos e Tecnologia e Produtos para Saúde, que correspondem às diferentes gerências da agência.

O perfil dos entrevistados é de 68% de indústrias, 24% de empresas de comércio e 8% de serviços.