Amcham Highlights: como enfrentar gargalos que comprometem a competitividade

publicado 15/07/2013 12h28, última modificação 15/07/2013 12h28
Belo Horizonte - Seminário reuniu empresários para discutir problemas na infraestrutura e mão de obra
amcham-highlights-competitividade-regional-custos-de-transacao-bh-22-07-2011-4729.html

Belo Horizonte abriu o segundo ciclo do programa “Competitividade Brasil – Custos de Transação” da Amcham em 2011, ao aprofunda seu objetivo de discutir alternativas para enfrentar gargalos que comprometem a maior competitividade brasileira, com enfoques regionais.

Para o seminário Competitividade Regional, realizado em 28 de junho de 2011, na capital mineira, a Amcham preparou, com o
apoio do Instituto Análise, uma pesquisa junto a empresários que mostra desafios e oportunidades para a competitividade de Minas Gerais. O estudo identificou, por exemplo, que, para a iniciativa privada local, Copa e rodovias são os projetos que mais impactarão o Estado nos próximos anos.

No evento da Amcham, o foco se centrou em dois eixos-chave para a competitividade mineira: infraestrutura e mão de obra. Uma das principais conclusões do debate que reuniu cerca de 150 representantes das iniciativas privada e pública e acadêmicos é que melhorias de infraestrutura não devem se limitar a atender a necessidades pontuais, mas fazer parte de um grande projeto, com visão de longo prazo, que contribua para a maior competitividade estadual e nacional.