Amcham Highlights: Seminário Competitividade Brasil - Custos de Transação

publicado 12/07/2013 16h31, última modificação 12/07/2013 16h31
Brasília - Evento reuniu 120 representantes para debater infraestrutura e capacidade produtiva
amcham-highlights-competitividade-regional-custos-de-transacao-brasilia-13-12-2011-2473.html

 

No dia 24 de novembro de 2011, a Amcham encerrou o segundo ano de atividades do programa “Competitividade Brasil – Custos de Transação” com um seminário em Brasília. O evento reuniu cerca de 120 representantes das iniciativas privada e pública para debater os desafios brasileiros em termos de infraestrutura e capacitação de mão de obra, cruciais para garantir maior competitividade ao País.

No que toca à mão de obra, participantes do seminário destacaram que avanços dependem de um processo de qualificação generalizado, que deve começar já no ensino fundamental. Sem isso, a baixa capacitação dos profissionais se tornará um entrave ao desenvolvimento do Brasil, comprometendo pontos como o potencial nacional de inovação.

Quanto à infraestrutura, as atenções se concentraram nos impactos que as deficiências nos mais variados modais de transporte trazem para a agricultura. O setor exemplifica como o empresariado como um todo tem sua eficiência prejudicada “da porta para fora”, ao se deparar com custos logísticos muito superiores aos verificados em outros países.

No documento, acompanhe também entrevistas com alguns dos palestrantes do seminário: o senador Cristovam Buarque, o deputado federal Newton Lima, o deputado federal Reinhold Stephanes e Cibele Castro, vice-presidente de Pessoas e Gestão da AES Brasil.