Amcham inicia ciclo de debates sobre competitividade regional com candidatos à prefeitura de Recife

por marcel_gugoni — publicado 06/08/2012 16h21, última modificação 06/08/2012 16h21
Recife – Primeiro a participar foi Mendonça Filho (DEM-PE), que apresentou propostas para enfrentar gargalos ao desenvolvimento local identificados por pesquisa da Amcham.
mendonca195.jpg

A Amcham-Recife iniciou em 27/07 o projeto “Amcham nas Eleições 2012 - Desafios e Oportunidades para o Recife”, que promove encontros com os candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto para prefeito na capital pernambucana. Os eventos têm o objetivo de discutir as propostas dos postulantes para o desenvolvimento econômico da cidade. 

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Mendonça Filho (DEM-PE) foi o primeiro a participar, debatendo com empresários perspectivas para sua gestão à frente da prefeitura, caso seja eleito.  

Veja também: Construir visão estratégica para o desenvolvimento econômico local é fundamental para competitividade do Recife

Na avaliação dele, os maiores desafios para o Recife nos próximos anos são investir na área de educação e na conservação do espaço urbano com vistas a aumentar a atratividade de negócios e turismo para a cidade. 

Veja também: Desenvolvimento da cadeia de serviços de tecnologia é desafio para Recife

Mendonça declarou que pretende buscar aproximação com o empresariado. “A participação das organizações não governamentais e da iniciativa privada é muito importante para gerar empregos e contribuir com o desenvolvimento econômico da capital pernambucana”, disse. 

Gargalos 

Pesquisa realizada pela Amcham em 2011 apontou, na visão dos empresários da região, quais são os principais gargalos para a competitividade pernambucana. Conforme o levantamento, 34% dos entrevistados acreditam que os modais de transporte deveriam receber mais apoio governamental e da iniciativa privada. 

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham 

Perguntado sobre o assunto, Mendonça declarou que um dos destaques entre suas propostas é melhorar a mobilidade na cidade.

“Viabilizar hidrovias pela utilização do [rio] Capibaribe, e a implantação dos corredores exclusivos de ônibus nos sentidos norte-sul e leste-oeste como novo padrão de transporte público são os nossos projetos”, adiantou. “A ampliação das ciclovias vai facilitar o deslocamento das pessoas na cidade”, completou. 

O levantamento da Amcham também mostrou que 75% dos consultados consideram que há escassez de mão de obra técnica de nível médio no Estado. 

Na opinião de Mendonça, o principal caminho para enfrentar esse cenário é trabalhar para facilitar a viabilização de novos empreendimentos privados e públicos de qualificação profissional na cidade. “Precisamos investir em universidades, centros universitários, faculdades e cursos técnicos para melhorar a formação profissional dos jovens recifenses”, indicou. 

Amcham nas Eleições 

O Amcham nas Eleições 2012 - desafios e oportunidades para o Recife continua na próxima sexta-feira (10/08), quando recebe o candidato Humberto Costa (PT-PE). 

Ao final de cada um dos encontros, a Amcham-Recife entregará aos candidatos um compilado de informações do programa “Competitividade Brasil – Custos de Transação”, que desde 2010 debate e propõe soluções para os principais desafios a uma maior competitividade do País e de suas diferentes regiões e setores. 

O material apresenta a visão do empresariado em relação a temas sensíveis também à economia pernambucana, como os gargalos de mão de obra qualificada e infraestrutura, que precisam ser considerados e enfrentados pela próxima administração da capital.