Bom resultado financeiro resulta de excelência em gestão

por giovanna publicado 22/09/2011 16h39, última modificação 22/09/2011 16h39
Curitiba – É preciso profissionalismo no controle de entradas e saídas, recomenda consultor.
excelencia_corpo.jpg

Um alto nível de qualidade em práticas de gestão garante, automaticamente, a consolidação do negócio e o lucro da companhia, ensina Aleksander Avalca, sócio da KaminskiAvalca Consultoria Empresarial.

“É preciso profissionalismo no controle de entradas e saídas”, destacou Avalca em participação no comitê de Finanças da Amcham-Curitiba na quarta-feira (21/09).

A medida pode parecer simples, mas atualmente encontra um forte obstáculo a sua aplicação: a escassez de profissionais capacitados, que impacta principalmente as companhias de menor porte.

Na opinião de Avalca, os poucos profissionais especializados na área financeira costumam optar pelas grandes companhias. “No caso das pequenas e médias empresas, os próprios gestores buscam conhecimento e especialização”, apontou.

Modelo de Excelência de Gestão

No evento, Avalca apresentou o Modelo de Excelência da Gestão desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que considera útil para as companhias em busca de boas práticas. O MEG estabelece oito critérios a serem contemplados pelas companhias que querem caminhar rumo a uma gestão eficiente: liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

De acordo com o consultor, esses aspectos devem ser trabalhados em conjunto com fundamentos como visão de futuro e cultura de inovação. Quando desenvolvidos com sucesso, os critérios conduzem a empresa a um bom resultado financeiro, garantiu ele. “O lucro não está entre os critérios do modelo, justamente porque é a sua consequência. É preciso identificar, avaliar e desenvolver os motivos que viabilizam o resultado financeiro.”