Brasil negocia acordos comerciais com Índia e África do Sul, revela ministro José Serra

publicado 25/10/2016 14h54, última modificação 25/10/2016 14h54
São Paulo – Além dos Brics, ministro também conversa com Mercosul para eliminar barreiras internas de comércio
jose-serra-9441.html

O Brasil pretende ampliar negociações comerciais com a Índia e África do Sul, além de discutir maior integração com o Mercosul, afirma o ministro das Relações Exteriores, José Serra. “A Índia é o país mais chamativo para nós, mas estamos abrindo canais nesse sentido com a África do Sul”, disse, no seminário Soluções para a expansão da infraestrutura no Brasil, organizado pela Amcham e Associação Brasileira das Indústrias de Base (Abdib) na sexta-feira (21/10).

De acordo com o ministro, o Brasil negocia a liberação comercial de cerca de 500 produtos com a Índia, além de um acordo de facilitação de investimentos bilaterais. “Existe potencial de complementaridade, seja na indústria de alimentos ou aeronáutica.” Todas as conversas estão sendo feitas no âmbito do Mercosul. “Há margem para levar parceiros na negociação, mas é preciso estudar caso a caso”, observa.

Sobre o Mercosul, Serra afirma que é preciso eliminar barreiras internas ao comércio do bloco, o que inclui a unificação de barreiras sanitárias, fitossanitárias e técnicas. “Há pelo menos 80 medidas que envolvem medidas protecionistas. Na Argentina, por exemplo, estamos negociando questões relativas aos setores automobilístico, têxtil e calçados.”

Em relação à Argentina, Serra vê oportunidades na ampliação da integração comercial por meio de hidrovias. “A grande aventura será por meio de hidrovias. A Argentina demonstrou interesse e vamos adiante nisso.”

 

Confira o discurso do ministro José Serra na íntegra.