Cartilha Amcham ensina como adotar a diversidade como prática nas empresas

publicado 29/04/2016 15h04, última modificação 29/04/2016 15h04
São Paulo - Conheça como promover e os primeiros passos da inclusão
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A diversidade é considerada hoje um fator de produtividade para as organizações. Quando integrada nas práticas rotineiras, promove oportunidades para inovação, competitividade e valorização de novos talentos. Ao mesmo tempo, erradica preconceitos e incentiva a troca de culturas. No entanto, integrar diferentes grupos apresenta desafios.

A Amcham, em colaboração com Reinaldo Bulgarelli, sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação, lançou a “Cartilha de Diversidade”. Voltada para pequenas e médias empresas interessadas em adotar a temática em sua gestão, ensina com passos simples o que é a diversidade, como promover, ações afirmativas, cotas, além de esclarecer dúvidas bastante comuns sobre o assunto.

Confira abaixo algumas das dicas essenciais para começar essa integração:

COMO PROMOVER?
1- A diversidade é uma riqueza, fonte de adição de valor às pessoas e, portanto, aos negócios.

2- Valorizar a diversidade é a coisa certa a ser feita porque está relacionada aos valores universais de direitos humanos. Respeitar e incorporar esses valores é uma exigência sempre presente para tornar o negócio mais sustentável.

3- Valorizar a diversidade é fortalecer os valores da empresa, sua missão e visão. Quando a empresa não tem identidade, perde a oportunidade de estabelecer as bases sobre as quais busca prosperar na relação com seus diferentes públicos.

4- Valorizar a diversidade é agir de maneira correta e justa e melhorar sua conexão com a realidade e as tendências, tornando a empresa mais criativa, mais inovadora e mais integrada para lida com a diversidade que há no mundo.

POR ONDE COMEÇAR?
Não trabalhe sozinho
Dependendo do porte da empresa, crie um grupo de trabalho ou comitê com representantes de áreas estratégicas para o tema. Veja quem não pode deixar de estar.

Defina um posicionamento
Este grupo de trabalho deve definir um posicionamento da empresa no tema, o que ela pensa sobre ele, sua importância, seu significado e os impactos esperados para o negócio.

Divulgue o manifesto da empresa
Conforme for, o grupo pode elaborar um parágrafo sobre a importância da diversidade para a empresa com base no posicionamento que tomou. É o que podemos chamar de manifesto da empresa, que pode ser do conhecimento do público interno e externo.

Realize um diagnóstico da situação
O grupo de trabalho irá fazer o diagnóstico ouvindo as pessoas, trazendo temas para discussão ou realizando também o mapeamento do público interno com recortes: quantos na empresa são homens e mulheres, onde estão na hierarquia, porque estão ali ou não estão etc.

Estabeleça prioridades
O grupo de trabalho, com base no diagnóstico realizado, deve estabelecer prioridades em termos de temas, situações e segmentos da população, bem como em relação ao tempo – o que será tratado primeiro e num segundo momento. É importante construir a justificativa para essas prioridades.

Estabeleça a situação desejada
O grupo de trabalho deve definir onde quer chegar e estabelecer metas e prazos em relação às prioridades.

Faça um plano de ação
Com base na situação desejada, o grupo define o que irá realizar, como e com quem (responsáveis) para alcançar os resultados esperados.

Acompanhe a execução do plano de ação
O grupo terá como função, depois do plano realizado, acompanhar o conjunto de ações, que podem estar sendo executadas pelos próprios membros deste grupo. Não se trata apenas de monitorar indicadores estabelecidos no plano de ação, mas levantar histórias, saber o que está indo bem e o que está encontrando dificuldades para fortalecer pontos fortes e também corrigir rumos.

Crie canais de diálogo
Há empresas que criam grupos de diálogo em torno de temas. Dependendo do porte da empresa, pode ser uma boa ação, mas o importante é reunir as pessoas periodicamente para conversar sobre como está o ambiente para as mulheres na empresa, por exemplo. O que têm a sugerir, o que está melhorando?

Compartilhe com sua cadeia de valor
Com os avanços e mesmo os desafios enfrentados, é importante que a diversidade valorizada seja compartilhada com os diferentes públicos da empresa. Os aprendizados gerados podem melhorar e produzir inovações na comunicação interna ou externa. Podem gerar diálogos interessantes com fornecedores ou clientes, compartilhando visões, posicionamentos, práticas, soluções encontradas e oportunidades para atuação conjunta ou melhoria do relacionamento.