Dow, KPMG, Pandora, Ethos, Ministério das Mulheres e ONU Mulheres em Fórum de diversidade

publicado 28/04/2016 17h09, última modificação 28/04/2016 17h09
São Paulo – Confira os destaques da 1ª edição do Fórum de Diversidade da Amcham realizado quinta (28/4) marcando lançamento de cartilha inédita
diversidade-pic01.jpg-666.html

Para traçar tendências e impulsionar ações em prol da diversidade no ambiente de trabalho, a Amcham promoveu na quinta (28/4), em São Paulo, 1ª edição do Fórum de Diversidade.

Na pauta do encontro casos de sucesso, ações governamentais e lançamento de cartilha prática para inclusão do tema em pequenas e médias empresas. 

Confira aqui os principais destaques:

JORGE ABRAHÃO, DIRETOR-EXECUTIVO DO ETHOS

 “O Instituto Ethos tem estimulado muito a agenda da diversidade. Não se pode falar em inclusão social, sem a participação das empresas, responsáveis por 2/3 dos empregos no mundo”

“Num país como o Brasil, não se pode falar de inclusão sem levar em conta dados sociais de gênero e de raça. As mulheres representem 51% da nossa sociedade, e os negros 53%. Falar em diversidade é considerar este mesmo percentual de representatividade nos nossos cargos executivos”

ADRIANA CARVALHO, ASSESSORA DA ONU MULHERES 

“Para avançar em diversidade, precisamos medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção do tema”

“Em termos de população, as mulheres são 50% do planeta. Que elas consigam ser 50% dos espaços de poder e também em todos os aspectos da vida.”

ÉLIDA LAURIS, SECRETÁRIA-EXECUTIVA DO MINISTÉRIO DAS MULHERES, DA IGUALDADE RACIAL, DA JUVENTUDE E DOS DIREITOS HUMANOS

“Lutar contra as exclusões que o poder gera deve ser exercitada em todos os espaços.”

A secretária também destacou a importância do Pró-Equidade, programa do governo federal que incentiva as empresas a promover ações de equidade de gênero e raça. “O racismo ainda funciona pela lógica da invisibilidade e não declaração. Há muito que fazer”, observou.

FABIAN GIL , PRESIDENTE DA DOW AMÉRICA LATINA

"Diversidade não é tratar todo mundo igual, é respeitar as diferenças e criar espaço de criatividade para pessoas desenvolver. Desenvolver redes internas de diversidade" 

 “Vamos às universidades do interior e pesquisamos por talentos. Se selecionar por ciclo social, perde muito. Capacidade não está associada a nível social”

“Tínhamos uma estagiária muito boa que queria ir para o setor de vendas. Quando discutimos a sua carreira, pensei em colocar ela no interior. Lembro que comentamos: “tudo bem, mas ela é mulher”. Os clientes também estranhavam o fato de ser uma mulher”;  “De fato, ela foi uma das nossas melhores vendedoras.”

RACHEL MAIA, CEO DA PANDORA BRASIL

“Eu sou a diversidade na empresa que eu trabalho. Atuo no mercado de luxo, já fui CFO da Tiffany e hoje lidero a Pandora. Não faço ‘maquiagem para entrar nos lugares, entro como uma negra, alta e com 1,83 de altura, que sabe falar com propriedade sobre o mercado"

“Precisamos de exemplos. Sou este exemplo. Meu bom dia corporativo empodera outros negros, recebo este retorno” 

“Dar exemplos, é vivenciar. Eu falo com meu time tanto para que eles absorvam meu olhar, mas que eu possa captar também o olhar deles. Preciso absorver a diversidade deles de forma prática e verdadeira.”

PEDRO MELO, PRESIDENTE DA KPMG

 “Sem a participação do líder, a mensagem da diversidade não chega até em baixo. A agenda deve ocupar percentualmente a agenda do gestor”

“O primeiro desafio é criar uma cultura que as pessoas possam se pronunciar, revelar aspectos da sua personalidade”

“Comportamentos precisam ser alterados no dia a dia. O engajamento tem que ser muito mais amplo do que a fronteira escritório e empresa. Tem que se expandir, porque desse modo não há compreensão e envolvimento total”

REINALDO BULGARELLI, TXAI CONSULTORIA E EDUCAÇÃO 

"Meu lema é: Quem são os diversos? Todos"

“Valorizar a diversidade é a coisa certa a ser feita. Porque se alguém disser que excluir mulher dá dinheiro para a empresa, não podemos aceitar isso”

“O resultado é uma cultura colaborativa. A diversidade fortalece a colaboração entre as pessoas"

“Não é só o que a empresa pode fazer pela diversidade, mas o que a diversidade pode fazer pela empresa.”