CEO Fórum POA reúne 1.100 executivos promovendo a colaboração e o empreendedorismo criativo

publicado 30/06/2016 09h09, última modificação 30/06/2016 09h09
Porto Alegre - Edição 2016 do Fórum reuniu palestras de Clóvis de Barros e dos CEOs do Uber, B.blend e Rock in Rio. Confira os destaques
ceo-forum-porto-alegre-8752.html

A primeira edição do CEO Fórum 2016 fez jus à temática escolhida para este ano que é ”Colaboração é a Nossa Natureza”,mesclando a sabedoria da natureza e a necessidade da colaboração para o sucesso das instituições. A questão da ética, tão debatida no Brasil atualmente, também foi um dos pontos abordados no encontro, sob o comando do filósofo Clóvis de Barros, painelista que encerrou a primeira edição do CEO Fórum. O encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (28/06), no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre e teve lotação máxima, com quórum de 1.100 pessoas. CEO’s de empresas inovadoras e de sucesso proporcionaram um encontro de troca de ideias, inspirações e histórias de sucesso.

“É com muito prazer que em nome do Conselho da Amcham, faço a abertura deste oitavo fórum. Teremos hoje reunidos uma sequência de palestras com a visão de um CEO de um grande evento de massa, que é o Rock and Rio; o CEO de uma empresa que é sinônimo de criatividade e racionalização de mobilidade urbana, Guilherme Telles da Uber; o criador de uma empresa inovadora de meios de pagamentos digital, a GetNet, hoje em outro projeto; e o CEO da B.blend, empresa inovadora no ramo de máquina de bebidas especiais. Tudo isso para preparar o terreno e nos ajudar a refletir o que há por traz de todo CEO sob o enfoque da ética pela visão de Clóvis de Barros”, anunciou Orvaldo Schirmer, presidente do Conselho Regional da Amcham. O gerente regional da Amcham Porto Alegre, Marcelo Rodrigues, que assumiu o comando da Amcham Porto Alegre em abril deste ano, deu as boas-vindas ao público falou sobre do tema deste ano. “Não há empresa grande demais para pedir ajuda. Desejo que o evento de hoje seja um catalisador de novas parcerias evisões para a sociedade, inspiradas na sabedoria da natureza e da colaboração no ambiente empresarial”, comentou.

Confira abaixo as fotos do evento

O CEO do Rock in Rio, Luis Justo, foi o primeiro palestrante a compartilhar as expectativas e experiências propostas pelo festival de música, um dos maiores do mundo. “Normalmente, o pessoal quer saber curiosidades, quantas toalhas brancas o Prince pede. Quero falar sobre experiências e como tornar um evento relevante”, explicou bem-humorado. Luis Justo destacou como um único empreendedor pode impactar a vida de milhares e, até, milhões de pessoas, como o caso de Roberto Medina, fundador do Rock In Rio. Atualmente, o festival é transmitido para 200 países e assistido por mais de um bilhão depessoas. “Colaboração, para mim, é empreender com um sonho em conjunto. Temos que ter um propósito nos negócios. As pessoas me perguntam como eu coordeno 16 mil colaboradores. É lógico que não se coordena tanta gente, o que se faz é ter um negócio com missão e propósitos compartilhados e claros entre todos que trabalham no Rock and Rio”, explicou Justo.

Um dos serviços mais populares e polêmicos no Brasil atualmente, a Uber e suas estratégias de negócio foram pauta no CEO Fórum. Guilherme Telles, CEO da Uber nacional comentou a variedade de serviços oferecidos pela empresa, todas focadas em encontrar possibilidades em problemas e melhorar a qualidade de vida das cidades e os problemas de mobilidade urbana. Em alguns países, o serviço já oferece transporte de compras, comida ou documentos. Entre as propostas, dar mais utilidade aos veículos que acabam ficando nas garagens ou ainda impossibilitando uma mobilidade urbana mais racional e compartilhada. Telles comentou as inovações do Uber e o foco na experiência dos colaboradores e usuários. “A Uber é uma empresa de tecnologia que quer transformar o carro que é um grande vilão, numa solução”, comentou Guilherme Telles.

José Renato Hopf, fundador da Get Net,falou sobre novas tecnologias e a revolução do New Digital, mas ainda é fã da velha receita: organização, trabalho e trabalho. Nesta nova era em que se tem tecnologia na palma da mão, pessoas, lideranças, empresas e cidades se tornam cada vez mais colaborativas, conscientes e hiperconectadas. José Hopf enfatizou que colaboração e inovação andam de mãos dadas. Em seguida, Omar Zeyn, CEO da B.blend, primeira plataforma de bebidas em cápsula que uniu numa joint venture dois grandes players do mercado, defendeu que as instituições que desejam inovar precisam entender os processos e estarem cientes de que o êxito não vem de um dia para outro.

“Fazemos parte do Cosmos, assim como acreditava o Pensamento Antigo. E neste momento surgirá a primeira grande ideia de colaboração. Sim, colaboração porque nós ao viver e ao existir fazemos parte de uma máquina que sem nós, não funcionaria. Razão pela qual somos mais que convidados, somos incitados a fazer com que o Comos funcione adequadamente”, metaforizou Clóvis de Barros, filósofo e professor da USP, em suas primeiras palavras frente ao público do CEO Fórum falando da “máquina cósmica” a qual fazemos parte. Um grande palestrante brasileiro de sucesso nacional e internacional da atualidade, Clóvis comparou os favores entre os Deuses mitológicos com os cedidos por governantes aos aliados após uma eleição. O filósofo argumentou sobre a necessidade de conhecer o seu lugar na natureza, o que garantiria melhores escolhas e mais acertos aos indivíduos. Da mesma forma, a temática do CEO Fórum relacionou as relações da natureza e as habilidades dos animais à consciência que os empreendedores devem ter dos próprios talentos.

O CEO Fórum buscou trazer não apenas palestrantes diferentes, mas com experiências distantes, exemplos e habilidades singulares a fim de garantir um evento plural. Daniel Levy, Diretor de Negócios da Natura das Regiões Sul e Sudeste, intermediou o debate entre Luis Justo, Guilherme Telles, José Renato Hopf e Omar Zeyn. O filósofo Clóvis de Barros Filho encerrou o evento junto com Daniel Levy e foram ovacionados pelo público. O próximo encontro do CEO Fórum 2016está marcado para 25 de Outubro.