Diretor-presidente da Anvisa afirma que relatório de avaliação elaborado pela Amcham é ferramenta de gestão

por daniela publicado 08/11/2011 16h42, última modificação 08/11/2011 16h42
Brasília - Para Dirceu Barbano, documento que contém avaliação da iniciativa privada auxiliará no ganho de eficiência das atividades da agência reguladora.
11052011vac_9450__1_.jpg

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, considera que o relatório de avaliação das atividades do órgão, que foi elaborado pela Amcham, consiste em uma importante ferramenta para aprimoramento da gestão.

O documento foi apresentado nesta terça-feira (8/11) à Diretoria Colegiada da agência reguladora, em uma reunião em Brasília, na sede da Anvisa. Os resultados da pesquisa da Amcham, em parceria com o Ibope, revelam a percepção dos agentes regulados.

“O relatório traz um conjunto de informações relevantes. Algumas delas muitas vezes são conhecidas, mas, assim elaboradas, ajudam no trabalho de gestão da agência”, afirmou Dirceu Barbano, diretor-presidente da agência. Para ele, o documento auxiliará no ganho de eficiência nos processos. 

Ajustes nos processos

Rodrigo Correa da Silva, presidente da força-tarefa de Anvisa da Amcham, destacou no encontro que esse levantamento sobre a agência é realizado anualmente. Nos seis anos desse trabalho, constatou-se uma evolução contínua do desempenho do órgão; porém, ainda com alguns desafios a serem superados.

O diretor de Portos e Aeroportos da Anvisa, José Agenor, salientou, por sua vez, que a análise do setor privado será fundamental para a identificação de aspectos que podem ser aperfeiçoados nos processos da agência. A implementação de algumas mudanças na forma de conduzir as operações pode resultar na diminuição dos prazos das solicitações, sem a depender necessariamente da contratação de mais profissionais ou efetivação de maiores aportes em tecnologia. “A Amcham presta uma importante contribuição, alinhada à política de transparência da Anvisa. A agência busca ampliar a participação da sociedade”.

Sobre a pesquisa

O relatório elaborado pela Amcham em parceria com o Ibope mostra que as empresas reguladas pela Anvisa têm uma avaliação predominantemente regular sobre o órgão.

Para 54%, a atuação da Anvisa merece nota três (numa escala de um a cinco). Outros 28% atribuem notas um e dois e, para 18%, a avaliação merecida fica no topo da escala, entre quatro e cinco.

De 17/09/10 a 08/10/10, foram aplicadas entrevistas qualitativas via internet junto a 114 agentes regulados dos setores de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos, Alimentos, Saneantes, Cosméticos e Tecnologia e Produtos para Saúde, que correspondem às diferentes gerências da agência.

O perfil dos entrevistados é de 68% de indústrias, 24% de empresas de comércio e 8% de serviços.