Força-tarefa da Amcham prepara propostas para a Anvisa voltadas a garantir mais transparência e eficiência

por marcel_gugoni — publicado 08/02/2012 16h03, última modificação 08/02/2012 16h03
São Paulo – Grupo também realizará o 7º relatório de avaliação da agência junto ao setor regulado.

A transparência na gestão de dados e indicadores é essencial para melhorar o desempenho de uma organização. É a partir dessa máxima que a força-tarefa de Marcos Regulatórios da Amcham trabalhará na elaboração de um conjunto de propostas a ser apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de modo a contribuir para o aperfeiçoamento de sua atuação.

Transparência é percebida pelo grupo como um requisito para identificação de aspectos que precisam ser melhorados na agência e também para garantir maior segurança jurídica às empresas do setor regulado, abrindo espaço para a configuração de um ambiente mais propício à inovação e ao desenvolvimento do País.

Pontos como a criação de indicadores operacionais e sua divulgação periodicamente para tornar a agência mais eficiente são alguns dos que devem fazer parte das sugestões da força-tarefa, que teve sua primeira reunião de 2012 nesta quarta-feira (08/02) Amcham-São Paulo.

Relatório de avaliação

Com esse mesmo objetivo contributivo para a eficiência da Anvisa, desde 2005 a força-tarefa prepara relatórios de avaliação da agência sob a ótica das empresas reguladas. Trata-se de identificar pontos fortes e críticos, dando subsídios para que a agência aprimore sua atuação.

Neste ano, a preparação do estudo começa em março e prevê a avaliação do desempenho das gerências de Medicamentos e Insumos Farmacêuticos, Alimentos, Cosméticos, Tecnologia de Produtos para Saúde, Saneantes e Toxologia.

O levantamento será feito em parceria com o instituto Vox Populi. As companhias associadas à Amcham que atuam nos setores regulados pela Anvisa têm até o começo de abril para participar, respondendo às questões sobre a eficiência do órgão, desde a qualidade de atendimento até a fiscalização e a comunicação.

Leia mais notícias sobre o assunto:

Anvisa trabalha para aumentar eficiência nas liberações de importados

Pesquisa Amcham/ Ibope: para 54% do setor regulado, atuação da Anvisa é regular

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham