Instabilidade econômica aumenta pressão sobre a área de marketing, diz diretora global da BRF Foods

publicado 07/04/2015 09h08, última modificação 07/04/2015 09h08
Campinas – A executiva Andrea Dietrich ministro curso de Gestão de Marketing dentro do PACE Amcham

O contexto de incertezas econômicas aumenta a pressão por ações inovadoras e de baixo custo nas corporações, especialmente, nas áreas de marketing e vendas, coração comercial das organizações.

Para falar sobre o cenário desafiador para os profissionais dessas áreas, a Amcham Campinas promoveu no último dia 23/3, módulo do Programa Amcham de Capacitação Executiva (PACE) com Andrea Dietrich, Global Executive Marketing Director da BRF- grupo que abrange marcas como Sadia, Perdigão e Batavo.

Andrea Dietrich abordou a  gestão de Marketing no contexto 2015 e falou com a equipe de reportagem da Amcham. Confira entrevista:


Amcham: Em momentos de crise, muitas vezes a área do marketing é vista como custo e não investimento. Como mudar este tipo de visão 

Acho que em momento de crise, se você tem uma proposta de marca forte, você tem um diferencial competitivo e isso o coloca á frente da crise, marcas fortes resistem ao momento de crise. Tempos difíceis possibilitam o marketing mostrar a importância de fortalecer a marca e tornar isso um diferencial.

 

Amcham: Qual é a importância do marketing para o fortalecimento de uma marca?

O marketing é fundamental neste processo, ele constrói a marca forte, é onde  ela nasce. Somos a área que impulsiona aquilo que mais tarde será o diferencial competitivo da marca. A expressão da marca, que define sua força, para o consumidor, é toda elaborada pelo marketing.

 

Amcham: Quais são os pontos chaves para o sucesso de uma estratégia de marketing? 

Existem diversos pontos, mas os principais seriam:

  • Entrega do produto – se ele não é um bom produto, não adianta realizarmos ação alguma-.
  • Realizar boa distribuição do produto – se o produto é bom, ele deve estar disponível no mercado para o consumidor-.
  • Ter uma construção e comunicação de marca eficientes.

Essa seria a equação básica do marketing tradicional, e que também desencadeia em outros braços da área que também são importantes.

 

Amcham: Qual é, na sua opinião, a  importância deste tipo de treinamento disponibilizado pela Amcham para o profissional de Marketing?

Este treinamento é importante, pois trás uma visão mais ampla do marketing, como esta a movimentação da nossa área bem como para onde ela está caminhando. Gostaria que as pessoas saíssem daqui inspiradas á levar este conhecimento para suas empresas, e que desenvolvessem os conceitos de acordo com suas necessidades.