Na Amcham POA, Ricardo Amorim aposta em retomada do crescimento econômico do país

publicado 01/09/2017 14h31, última modificação 13/09/2017 06h27
Porto Alegre - Economista foi destaque do Fórum de Competitividade promovido na capital gaúcha

A recuperação da economia brasileira e as perspectivas para o futuro guiaram a palestra do economista Ricardo Amorim, durante o Fórum de Competitividade, promovido pela Amcham Porto Alegre, nesta última quinta-feira (31/8). Em tom de otimismo e confiança na retomada dos negócios, Amorim analisou os fatores que levaram o Brasil à crise e as oportunidades para as empresas e empreendedores prosperarem. 

Eleito o economista mais influente do País e com mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro global, ele afirmou que a recuperação do Brasil será mais rápida do que se pode esperar. "Os últimos anos foram tão complicados, que os brasileiros perderam qualquer crença num futuro. Mas estamos em um ponto de inflexão para algo muito melhor do que a maioria das pessoas imagina. Depois de períodos muito longos, sejam eles positivos ou negativos, a tendência é reversão de ciclo”, destaca.

Como aproveitar a retomada do desenvolvimento e entrar na rota de uma nova economia, uma vez que a competitividade entre as empresas se torna ainda mais acirrada em cenários de instabilidade, também foram pontos levantados. “Estamos vivendo uma época de oportunidades, nunca se gerou tanta riqueza. Para fazer algo diferente, devemos olhar a situação de uma forma diferente também”.

A programação ainda contou com o painel de debates Futuro do Rio Grande do Sul, que reuniu o executivo da Gerdau Harley Scardoelli, a diretora financeira da Paquetá, Simone Martins, o advogado Carlos Souto, do escritório Souto Correa Advogados, e o ex-presidente do Banrisul e da Falconi Consultores, Mateus Bandeira.

Na ocasião, foi lançado o 14º CEO Fórum, que acontece em outubro e terá como tema Caminhos para o Renascimento. Entre os nomes confirmados estão Peter Kronstrom, diretor do Copenhagen Institute for Futures Studies Latin America; Márcio Fernandes, autor do best-seller Felicidade dá Lucro; e Marciano Testa, fundador e presidente do Banco Agiplan. 

Frases de Ricardo Amorim:

“A crise vai virar, sim, mas vai aproveitar somente quem sair fortalecido desse processo. Isso porque várias empresas morrem no meio do caminho, o que diminui a concorrência e gera mais oportunidade para quem estiver mais forte. Mas só vai estar mais forte quem melhorar o produto, o serviço, o atendimento, além de inovar, fazer diferente e melhor. Achar que a crise passa sozinha e aí fica tudo resolvido é receita para quebrar a cara.”

“Preparem-se: o Brasil vai voltar a ouvir falar da nova classe média. Nos próximos 12 anos, de 30 a 35 milhões de pessoas vão entrar para a classe média no país.”

“O Rio Grande do Sul é um Brasil potencializado. Em outras palavras, uma oportunidade desperdiçada num grau ainda maior.”

Abaixo você confere as principais fotos do evento:

 

CEO Fórum Porto Alegre agosto 2017

 

registrado em: