Podcast: Palestrantes de seminário de Inovação da Amcham falam sobre os desafios para desenvolvimento dessa área no Brasil

por marcel_gugoni — publicado 23/08/2012 11h46, última modificação 23/08/2012 11h46
São Paulo – Acompanhe o depoimento de alguns dos palestrantes do evento ocorrido em 16/08.

O desenvolvimento da inovação no Brasil é um movimento prioritário para empresariado, governo e instituições de ensino. Acompanhe abaixo o depoimento de alguns dos palestrantes do seminário “Inovação e a Competitividade Brasileira”, realizado em 16/08 pela Amcham-São Paulo.

Gabriel Rico, CEO da Amcham, fala sobre as iniciativas da Amcham para o desenvolvimento do ambiente de inovação no Brasil.

Guilherme Marco de Lima, vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), ressalta a importância da criação de uma cultura de empreendedorismo. Leia a entrevista: Inovação é fundamental para a sobrevivência das pequenas e médias empresas, ressalta dirigente da Anpei.

Alexandre Garcia, coordenador-geral do Programa de Pesquisa em Ciências Exatas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), comenta o apoio da Amcham ao programa Ciência sem Fronteiras (ajudando os bolsistas a encontrar estágios no exterior) e o papel das universidades na formação da cultura de inovação. Leia a entrevista: Universidades têm papel fundamental na formação da cultura do empreendedorismo, afirma especialista do CNPq.

Helena Tenório Veiga de Almeida, chefe do departamento de Avaliação, Inovação e Conhecimento do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ressalta a importância da oferta do crédito de longo prazo à inovação. Leia a entrevista: Crédito à inovação precisa ser de longo prazo, estável e aceitar mais risco, orienta executiva do BNDES.

Jacques Marcovitch, especialista em pioneirismo empresarial, estratégia e inovação e professor da Universidade de São Paulo (USP), destaca as mudanças no cenário internacional e a necessidade de o Brasil acelerar sua inovação e apoiar empreendedores e pioneiros. Leia a entrevista: Tempos de crise são os mais inspiradores para inovar, afirma professor da USP.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham