Presidente da Anvisa menciona relatório da Amcham em sabatina no Senado

por andre_inohara — publicado 15/09/2011 15h44, última modificação 15/09/2011 15h44
Brasília – Pesquisa de avaliação da agência, entregue em agosto a Dirceu Barbano, aponta melhora nos processos de trabalho.

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, citou no Senado relatório da Amcham que demonstra evolução na atuação da agência em 2010.

“Temos dados de uma pesquisa do Ibope, feita pela Câmara Americana de Comércio, que demonstra que as empresas brasileiras estão otimistas com a melhoria do processo de trabalho da Anvisa”, disse Barbano na quarta-feira (14/09), durante sabatina no Senado que o confirmou para mais três anos à frente da agência.

A Amcham entregou a edição de 2010 do relatório de avaliação da Anvisa a Barbano em agosto, durante cerimônia em Brasília. A reunião também contou com a participação do diretor adjunto da Anvisa, Luiz Roberto Klassmann,  e do presidente da força-tarefa de Anvisa da Amcham, Rodrigo Correa da Silva.

O estudo mostra como a atuação da Anvisa é percebida sob a ótica dos agentes regulados e é conduzido pela força-tarefa da Amcham desde 2005. Em 2010, a pesquisa, realizada em parceria com o Ibope, mostrou que as empresas reguladas pela agência avaliaram que o serviço melhorou em comparação com 2009, mas a qualidade ainda é considerada regular.

Para 54%, a atuação da Anvisa merece nota três (numa escala de um a cinco). Outros 28% atribuem notas um e dois e, para 18%, a avaliação merecida fica no topo da escala, entre quatro e cinco.

“A Anvisa tem buscado um trabalho grande, no sentido de fazer um planejamento que permita à sua gestão  tornar a agência mais eficiente”, declarou.

Na sabatina, Barbano apresentou rapidamente seis das áreas de atuação da Anvisa – Medicamentos e Insumos Farmacêuticos, Alimentos, Saneantes, Cosméticos e Tecnologia e Produtos para Saúde – e respondeu aos questionamentos dos senadores.

O diretor citou os resultados da pesquisa da Amcham relativos a esses departamentos. “Das empresas da área de Saneantes, 91% declaram que estão esperançosas e têm percebido a melhoria da atividade da Anvisa. No caso de Cosméticos, 83% das empresas dizem o mesmo. No de Alimentos, 89%. Em Equipamentos Médicos, 64%. E em Medicamentos, mais da metade já acredita que a Anvisa tenha melhorado ao longo do tempo.”