Sucesso em inovação depende do desenvolvimento de cultura de fomento à área nas empresas, aponta pesquisa da Amcham

por andre_inohara — publicado 21/12/2012 09h52, última modificação 21/12/2012 09h52
São Paulo - Na visão dos executivos e consultores entrevistados, cultura é tão importante quanto investimento financeiro (44%) e fundamental para incentivar a inovação (41%).

Fundamental para a competitividade das empresas e do País como um todo, a inovação requer um ambiente favorável ao seu desenvolvimento.

Pesquisa da Amcham com executivos e consultores da área revela que, para 85%, o sucesso em inovação passa pelo desenvolvimento estratégico de uma cultura que fomente o surgimento de novos produtos, serviços e processos dentro das companhias.

Na visão dos consultados, a cultura é tão importante quanto o investimento financeiro (44%) e fundamental para incentivar a inovação (41%). A sondagem ouviu 32 profissionais que participaram do comitê de Inovação da Amcham-São Paulo no dia 16/10.

A grande maioria dos entrevistados (97%) avalia que a consolidação de uma cultura de inovação depende diretamente de envolvimento e engajamento do CEO e demais lideranças. Foram listados como pontos-chave também o desenvolvimento e a capacitação das equipes (59%) e a estruturação de um plano de investimento em inovação (47%).

O estudo da Amcham revela ainda quais são os principais mecanismos utilizados pelas empresas para mensurar a inovação. Monitoramento de novos projetos do início ao fim (50%);  engajamento e participação das equipes em novas ideias (47%) e quantidade de novos produtos lançados (47%) aparecem na liderança.

Na amostra consultada, 66% informam que suas empresas já têm uma cultura voltada à inovação e 19% afirmam estarem se estruturando para implementá-la em até dois anos.

Comitê de Inovação

O comitê de Inovação da Amcham é formado por executivos, consultores e profissionais de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) de grandes, médias e pequenas empresas.

No encontro do dia 16/10, ocasião em que foi aplicada a pesquisa, foi debatido o tema “Cultura de Inovação: Uma Estratégia além do Investimento Financeiro” com a presença de Roberto Leuzinger, VP da prática de Bens de Consumo e Varejo da Booz & Company; Eliezer Silveira Junior, gerente de Marketing da Stefanini; e Guto Grieco, gerente de Inovação da ESPM.