Valorizar a diversidade é fazer a coisa certa, afirma consultor

publicado 29/04/2016 10h39, última modificação 29/04/2016 10h39
São Paulo – Reinaldo Bulgarelli (Txai) é autor da cartilha sobre diversidade lançada no Fórum de Diversidade da Amcham
reinaldo-bulgarelli-2809.html

O consultor Reinaldo Bulgarelli, sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação, afirma que o respeito à diversidade é um tema de interesse coletivo que ultrapassa as fronteiras empresariais. “Valorizar a diversidade é a coisa certa a ser feita. Porque se alguém disser que excluir mulher dá dinheiro para a empresa, não podemos aceitar isso”, argumenta, durante o Fórum da Diversidade da Amcham – São Paulo que aconteceu na quinta-feira (28/4).


Bulgarelli é autor da cartilha sobre diversidade que foi lançada no evento, e que detalha ações para criação e aplicação de um programa de diversidade em pequenas e médias empresas. O documento pode ser obtido clicando aqui.


No evento, o consultor ressaltou que o respeito às diferenças traz resultados “evidentes” para as empresas, o que pode ser comprovado pela existência de indicadores empresariais positivos sobre eficiência das políticas de diversidade.


Isso porque uma empresa que se compromete a eliminar barreiras sociais, raciais e físicas está dando passos importantes para atrair talentos e criar maior interação

entre os funcionários. “O resultado é uma cultura colaborativa. A diversidade fortalece a colaboração entre as pessoas”, disse Bulgarelli.


A aceitação das diferenças transforma tanto a empresa como seus colaboradores, acredita o consultor. “Não é só o que a empresa pode fazer pela diversidade, mas o que a diversidade pode fazer pela empresa.”