“Falar de marca é falar de reflexão”, ressalta head de Estratégia do Grupo Artplan

publicado 30/06/2020 13h43, última modificação 30/06/2020 13h43
Rio de Janeiro – Executivo de um dos maiores grupos de comunicação do Brasil diz o que é essencial para posicionar sua marca neste período
_Faça uma imersão para entender de onde você veio, onde está agora na crise e para onde você quer ir”, ressalta Marco.jpg

"Faça uma imersão para entender de onde você veio, onde está agora na crise e para onde você quer ir”, ressalta Marco.

Mais do que nunca, as empresas precisam construir um posicionamento de marketing para fortalecer suas marcas. Segundo Marco Antonio Vieira Souto, head de Estratégia do Grupo Artplan, o momento é de reflexão. “É preciso que os profissionais de marketing tenham em mente que a marca é uma promessa que se cumpre através das experiências positivas do público. Por isso, olhe para sua marca, faça uma imersão para entender de onde você veio, onde está agora na crise e para onde você quer ir”, disse durante nosso webinar ‘Posicionamento estratégico para fortalecimento de marca e diferencial competitivo’, realizado em 16/06.

Além do preço, uma marca possui atributos e valores que fazem o consumidor escolhê-la ao invés de outra. “O posicionamento que é o responsável por isso, é o que as pessoas identificam sobre tal marca: imaginem que cada empresa é uma gaveta no cérebro e quando alguém ouve falar sobre ela, tudo o que sente sai desse compartimento”, exemplifica Marco Antonio.

Neste momento, tudo o que uma marca faz pode aumentar sua reputação ou arruiná-la para sempre. “Analise se os valores e discursos de antes ainda fazem sentido agora. Marcas que sempre foram competidoras devem manter essa ‘rixa’ ou se unir?”, questionou o speaker. “Percebo que organizações que foram além do core business e entregaram confiança se saíram muito bem. Em contrapartida, algumas saíram bem arranhadas, principalmente alguns influenciadores, que não deixam de serem marcas”, afirmou.

Na visão de Dyene Galantini, diretora global de Marketing na IHS Markit e vice-líder do Comitê de Marketing da Amcham Rio, os profissionais da área devem recorrer a experiências anteriores para passar por esse período. “Não ensinam na faculdade e em nenhum outro lugar como gerir marcas em momentos de pandemia. Por isso, cabe a nós colocar nossos conhecimentos e habilidades em prática para fortalecer nossas organizações”, finalizou a moderadora.

 

O QUE SÃO OS WEBINÁRIOS?

São transmissões ao vivo de bate-papos e entrevistas, exclusivos online, sobre diversos assuntos do mundo empresarial. Diante da atual situação com a COVID-19 no Brasil, transformamos os encontros presenciais em atividades digitais e webinários. Por meio do nosso aplicativo, é possível se inscrever em nossas atividades. Faça o download para Android ou IOS.

PARA QUEM SÃO E COMO FUNCIONAM?

Os webinários especiais sobre a Covid-19 são públicos, totalmente gratuitos e podem ser acessados pelo link amcham.com.br/aovivo.