“Somente negócios com boas perspectivas têm valor relevante”

publicado 29/01/2014 11h57, última modificação 29/01/2014 11h57
Recife - Processo de Valuation visa definir o valor atual da empresa, e não legitimar ou viabilizar o negócio, afirma especialista

“A capacidade de crescimento, geração de lucro e fluxo de caixa, e os riscos envolvidos nesses processos são elementos que determinam o valor de empresa, explica Marcos Sarsur, auditor da SAS Consultoria Empresarial, durante participação no Comitê de Economia e Finanças da Amcham Recife, no dia 24/01 (confira a apresentação completa aqui).

Baseado em estimativas, o Valuation (termo em inglês para o processo de avaliação de empresas) tem o objetivo de apresentar o valor atual do negócio. “E não representa uma fixação concreta do preço de um bem, tampouco legitima a viabilidade ou não do acordo”, alerta Sarsur, que há 40 anos atua no mercado como auditor e consultor empresarial.

Conforme explica o auditor, existem inúmeras metodologias para se determinar o valor de uma companhia. Entre as mais utilizadas estão o fluxo de caixa descontado- para medir ou extrair os resultados presentes e futuros; a avaliação econômica e a liquidação ordenada, que envolve os custos de venda e do encerramento da operação.

A seguir, a íntegra da apresentação de Marcos Sarsur na Amcham Recife, em dia 24/01:

 

 

 

 

registrado em: