3 práticas para facilitar a adaptação de expatriados
A mudança de um profissional para outro país requer inúmeros cuidados para uma adaptação tranquila ao novo ambiente. O que fazer para facilitar a adaptação foi o tema de Almiro dos Reis Neto, presidente da Franquality e diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo (ABRH-SP), que esteve no comitê de Recursos Humanos da Amcham, em 23/10. Ele recomendou alguma medidas:
1. Analise as competências interculturais dos profissionais
No processo de seleção do profissional que será expatriado, é importante observar suas competências interculturais, ou seja, sua capacidade de entender diferenças e saber lidar com elas. A competência ajuda a construir relações mais produtivas e melhorar o desempenho geral no trabalho.
2. Auxilie a readaptação da família
“A família é responsável por 80% da vontade do expatriado voltar”, revela Neto. Por isso, é importante que a empresa ajude a levar os familiares do expatriado junto e auxilie em sua readaptação ao novo ambiente.
3. Oriente o expatriado e o time que o receberá
De acordo com Neto, além de promover treinamentos ao expatriado, mostrando quais são os costumes locais, é importante dialogar com os profissionais que trabalharão diretamente com ele, para falar das diferenças culturais.