Martins, Baterias Moura e Xerox Brasil no CEO Fórum de Belo Horizonte

publicado 20/10/2014 11h46, última modificação 20/10/2014 11h46
Belo Horizonte – Evento reuniu 300 executivos na capital mineira
ceo-bh-foto01.jpg-4972.html

Cerca de 300 executivos da capital mineira e região estiveram na 10ª edição do CEO Fórum da Amcham-Belo Horizonte, na sexta-feira (17/10). O evento reuniu Walter Faria Lima, CEO do Grupo Martins, o maior de logística do Brasil; Ricardo Karbage, presidente da Xerox Brasil, líder em gestão de documentos e soluções empresariais; e Paulo Sales, CEO da Baterias Moura, que falaram do papel dos líderes no cenário político e econômico em mudança.

Karbage diz que as incertezas de 2014 dificultaram o planejamento das empresas. “Com imagem negativa do país, é difícil convencer a empresa [Xerox] a investir no Brasil”, conta. De acordo com ele, o custo de logística da Xerox no país é o dobro do que no México, e quase cinco vezes maior do que na Rússia. O executivo lembrou que chegou ao Chile, para dirigir a filial da Xerox, logo depois do terremoto naquele país em 2010, o que foi mais um desafio a enfrentar.

Para Walter Lima, uma das maneiras de superar dificuldades é cercar-se dos melhores profissionais. O  Grupo Martins, que dirige tem uma universidade corporativo para impulsionar a formação do pessoal. “É junto dos ‘bão’ que a gente fica ‘mió’”, disse, citando o escritor Guimarães Rosa. O Grupo Martins entrega 300 categorias de produtos em 27 Estados do Brasil, com cerca de 1100 caminhões. Recentemente, a empresa ganhou a classificação A da Fitch Ratings.

Executivo da Baterias Moura, Sales destacou a importância da inovação na gestão empresarial, que é elemento fundamental para a sobrevivência de muitas companhias. “Empreendedorismo faz parte do sangue brasileiro”, afirma. Sobre o tema “CEO Equilibrista”, ele afirmou que prefere ser o CEO Equilibrador. “Quando a situação da empresa está muito calma, muito equilibrada, é bom desconfiar. É preciso desequilibrar, para depois reequilibrar em patamar mais alto”, aconselha.

Ele, Karbage e Paulo Penido, presidente do Conselho da Usiminas e do Conselho Regional da Amcham, participaram o debate de encerramento, onde puderam dividir com o público presente suas experiências profissionais e destacaram o traço comum entre os empresários de sucesso: paixão pelo que fazem.

registrado em: