5 comportamentos que ampliam o valor dos investimentos digitais

publicado 07/07/2014 11h01, última modificação 07/07/2014 11h01
São Paulo – Saiba quais comportamentos as empresas precisam desenvolver para alcançar bom desempenho da tecnologia digital
ComitdeFinanas01.jpg

A 6ª Pesquisa Anual sobre QI Digital da PwC (veja os resultados na íntegra aqui), que contou com a participação de 1500 executivos das áreas de negócios e TI de 36 países, mostra cinco comportamentos que contribuem para que uma empresa consiga valor sustentável da tecnologia digital.

“As empresas que adotaram esses comportamentos tinham chance duas vezes maior de alcançar um bom desempenho em termos de crescimento de receita, lucratividade e inovação”, diz Rui Botelho, diretor da PwC e palestrante no comitê de Finanças da Amcham, em 25/06 (confira aqui a apresentação completa).

1. O CEO apoia ativamente a tecnologia digital

É importante que o CEO assuma um papel de líder digital, definindo e orientando as ações da empresa em relação ao tema, abordando os desafios inevitáveis e incorporando a tecnologia às estratégias do negócio. De acordo com a pesquisa, 81% das empresas com melhor desempenho dizem que seus CEOs são ativos patrocinadores do uso da TI para realizar a estratégia de negócio. 

2. Forte relacionamento entre os diretores de TI e marketing

A pesquisa mostra que as companhias que contam com forte relacionamento entre os líderes e que debatiam a tecnologia digital tinham quatro vezes mais chance de registrar os melhores desempenhos. A PwC sugere que haja uma definição clara das responsabilidades de cada líder e como deverão trabalhar juntos.

3. Abordagem à inovação digital de fora para dentro

A inovação é apontada como prioridade e principal estratégia de crescimento por muitas empresas, mas poucas sabem como buscá-la. Para a PwC, é importante procurar novas ideias junto com fontes externas, como laboratórios de governos e universidades, por exemplo, e não apenas internas.

4. Investimentos importantes na nova plataforma de TI

Para atender todas as demandas da empresa, a equipe de TI precisa adotar uma nova abordagem de integração. O novo modelo deve levar em consideração o dinamismo do ambiente de negócios e ter uma arquitetura ampla, oferecendo flexibilidade na integração de pessoas, processos e tecnologias.

5. A tecnologia digital é encarada como uma capacidade da empresa

A consultoria ressalta a importância de ter uma capacidade digital em toda a empresa, e não centralizada em um único departamento. Além disso, é preciso entender como as equipes podem trabalhar juntas, definir as responsabilidades de cada um e manter todos informados.

 

registrado em: