Alinhamento entre marketing e vendas melhora posicionamento de marca

publicado 17/07/2013 16h05, última modificação 17/07/2013 16h05
São Paulo – União de forças ajuda a comunicar melhor os atributos de marca e direcionar ações aos clientes
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O principal ganho que se pode obter com o alinhamento das ações de marketing e vendas é o posicionamento correto de marca, fixando a imagem ou identidade do produto na cabeça do cliente. O alinhamento entre as duas áreas ajuda a criar a diferenciação necessária para se destacar da concorrência, de acordo com Raquel Trindade, diretora executiva de vendas da administradora de benefícios Sodexo.

“É cada vez mais fundamental o alinhamento entre Marketing e Vendas, de modo a potencializar as vendas em campo e eficiência da equipe. Isso passa por todas as ferramentas de marketing ligadas à marca e mídia, e que se relacionam com o posicionamento”, disse, no comitê estratégico de Diretores Comerciais da Amcham-São Paulo, na quarta-feira (17/7).

A necessidade de comunicar os atributos de uma marca e sua proposta de valor ao cliente é uma maneira eficiente de destacá-la, acrescenta a executiva. “Ou eu marco a diferença na cabeça do cliente ou ele não vai se lembrar de mim.”

Raquel conta que um dos cases da Sodexo foi o de aproveitar um grande evento de alta gastronomia, o Restaurant Week, para promover o serviço de benefícios da companhia. Por meio de convênio com os estabelecimentos participantes, os portadores do cartão de refeição tiveram desconto na conta.

“Demos o acesso e a oportunidade de muitos experimentarem algo que não fazia parte do cotidiano deles. Uma vez conhecida a experiência, o usuário poderá voltar, eventualmente, em uma data especial”, explica Raquel.

A tecnologia como suporte de vendas

Ferramentas gerenciais de marketing, como DBM (banco de dados de marketing que contém informações sobre mercado, concorrência e análises diversas) e BI (pesquisas e análises), são grandes aliados de vendas, ao lado dos dispositivos móveis.

Por meio de tablets, a equipe de vendas pode receber informações comerciais atualizadas sobre o cliente, além de planejar melhor as visitas diárias de contato. A disponibilidade e tratamento de informações, refinadas pelos aplicativos gerenciais, ajuda a equipe de vendas a entender melhor o mercado e concorrência que atuam, para melhor abordagem.

Para ela, a área de Marketing tem muito a contribuir com o posicionamento de marca mais acurado e mais efetividade em campo. “Vejo nisso o futuro da área comercial. Ter conectividade vai trazer diferencial, principalmente sobre o aumento de eficiência da equipe de vendas”, comenta Raquel. 

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