Assertividade na comunicação é cada vez mais apreciada no ambiente corporativo

por daniela publicado 04/07/2011 16h16, última modificação 04/07/2011 16h16
Recife - Expressar opiniões de maneira firme e saber dizer não são características necessárias ao bom andamento dos negócios, comenta psicóloga.
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Saber apresentar opiniões firmes de forma direta e conseguir dizer não quando necessário e sem constrangimentos são comportamentos cada vez mais apreciados dentro das companhias. De acordo com Nazilda Coelho, psicóloga especialista em Dinâmica de Grupo e Relações Humanas, essas são características que auxiliam no bom andamento dos negócios.

“Ser assertivo torna a pessoa mais respeitada, reduz a ansiedade e melhora a autoimagem. Isso acontece porque as pessoas se preocupam menos em atender às expectativas de outros e demonstram sua opinião de forma mais firme. Esse comportamento é cada vez mais importante dentro das companhias principalmente no trabalho em equipe”, explicou Nazilda, que participou do comitê de Gestão de Pessoas da Amcham-Recife no dia 30/06.

Nazilda comenta que, além de consistir em uma postura adequada para falar, a assertividade também pode ser aplicada nos momentos de ouvir ou receber informações. O receptor assertivo é a pessoa que consegue se distanciar quando ouve alguma crítica de forma exacerbada, conforme explicou a psicóloga. “É o que chamamos de testemunha transpessoal. A pessoa escuta críticas, muitas vezes agressivas, mas consegue entender que elas se aplicam ao lado profissional e não ao lado pessoal”, comentou a psicóloga. 

Uma das dificuldades em desenvolver a assertividade, de acordo com a especialista,  é originária do sistema educacional brasileiro, que pouco estimula os alunos a expressarem suas opiniões.

 

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