Business Round Up: sondagem Amcham revela perspectiva de aumento dos investimentos em RH em 2013

por marcel_gugoni — publicado 29/10/2012 17h27, última modificação 29/10/2012 17h27
São Paulo – Essa é a visão de 61% dos profissionais da área consultados pela Amcham. Conheça também outras tendências para o próximo ano.
round_up_195.jpg

Em 2013, os investimentos das empresas em recursos humanos tendem a aumentar, indica pesquisa da Amcham com profissionais da área. A maioria dos consultados (61%) afirma acreditar nessa tendência – 11 pontos percentuais a mais do que os que manifestavam essa opinião no ano passado, em consulta focando 2012. Outros 39% apostam em estabilidade dos aportes.

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Para captar percepções quanto a 2013, a Amcham ouviu, em parceria com o Ibope, 214 altos executivos de empresas de variados portes em diversas regiões do País entre os dias 19 e 26/09.  Neste recorte voltado a RH, participaram apenas profissionais dessa área.

A sondagem mostra que, em 2013, menos empresas ampliarão a folha de pagamentos. Foram 46% os profissionais que indicaram essa perspectiva contra 71% na sondagem do ano passado. O aumento em 2013 se deverá a reforço do quadro de funcionários, conforme 83%.

Leia a cobertura da Business Round Up:

A grande maioria dos consultados pela Amcham (85%) diz que suas companhias são impactadas expressivamente ou relativamente pela falta de mão de obra qualificada. Diante desse cenário, 69% afirmam que haverá aumento dos aportes voltados a treinamentos. No ano passado, eram 50% os que acreditavam em mais verbas para capacitação.

Para garantir a qualificação dos profissionais, estão sendo planejadas ações estratégicas envolvendo parcerias com instituições de ensino (69%) e parcerias entre a própria iniciativa privada (46%). Os treinamentos serão presenciais (77%), via reuniões informativas (62%) e on the job (54%). Ganham peso também encontros de disseminação de treinamento (46%).

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

Com vistas a reter talentos, estão nos planos as empresas programas de desenvolvimento gerencial, remuneração variável e monitoramento do clima organizacional (todos com 69%), assim como gestão de carreira (54%) e programas de qualidade de vida (46%).

Tendências

Além de realizar a sondagem, a Amcham debateu com profissionais de RH as principais tendências nessas áreas para 2013 e compilou esse conteúdo. Acompanhe quais são:

  1. Haverá identificação de competências e habilidades para o desenvolvimento de lideranças capazes de criar equipes de trabalho produtivas e comprometidas.
  2. Crescerá a ênfase na adoção de metodologias que avaliem os colaboradores, a fim de obter um quadro efetivo de resultados alcançados, gaps a serem sanados e caminhos para o aumento da produtividade.
  3. A escassez de mão de obra qualificada intensificará a busca por novos modelos de fidelização dos colaboradores, reforçando a retenção e a atração de talentos.
  4. Aumentará a estruturação de programas de home office.
  5. Haverá oferta de benefícios diferenciados.
  6. Ocorrerá investimento em tecnologias e ferramentas que aproximem os colaboradores, incentivando o diálogo e a troca de informações. 
  7. Haverá investimento em treinamentos que alinhem a cultura e os valores organizacionais.
  8. Haverá investimento em treinamento técnico funcional.
  9. Adoção do ROIC (Retorno Sobre o Capital Investido, na tradução para o português) da empresa para a gestão de pessoas, de forma a mensurar tempo e recursos financeiros investidos versus resultados obtidos.
  10. A área de Recursos Humanos investirá em ações que aumentem seu papel estratégico na empresa e incentivem um comprometimento cada vez maior da alta gestão com os assuntos e projetos ligados ao capital humano.
registrado em: