Carreira de coach demanda tanto formação prática quanto teórica

por andre_inohara — publicado 23/10/2012 13h58, última modificação 23/10/2012 13h58
Recife – Profissional pode atuar na formação de executivos e na estratégia da empresa.
foto_lilia_barbosa_195.jpg

Os profissionais que se interessam pela carreira de coach devem ter em mente que precisarão dedicar atenção à formação teórica e prática. Lilia Barbosa, master coach e sócia-diretora da consultoria Cozex indica, que essa é uma carreira requisitada pelo mercado sobretudo por seu impacto nos negócios.

“As principais competências demandadas desses profissionais são visão sistêmica, experiência no ambiente corporativo, foco em resultado, habilidades de planejamento e boa capacidade de comunicação”, explicou Lília durante o Programa Amcham de Capacitação Empresarial (Pace) em Recife, nesta segunda-feira (22/10).

Carreira

Na avaliação de Lília, a carreira de coach ainda é recente no Brasil, mas tem recebido ampla aceitação pelo mercado. “As empresas estão à procura de uma abordagem em que se trabalhe comportamento e desempenho das pessoas, com técnicas e ferramentas específicas”, destacou.

Para o profissional que pretende se especializar em coaching, Lília indica que a formação é estruturada em várias etapas, incluindo: personal, executive, master coach e MBA. “Hoje boa parte das instituições oferece essa estrutura, mudando a abordagem metodológica e a fundamentação científica”, afirma.

Ela reforça ainda que em todos os níveis é preciso comprovar experiência para avançar ao próximo passo.

A consultora destaca que o trabalho de coaching na corporação pode ser realizado em duas frentes. A primeira trata do desenvolvimento do executivo, sua capacidade de liderança, condução do time, resolução de conflitos e habilidades como administração do tempo e visão estratégica.

A segunda diz respeito diretamente no desenvolvimento estratégico da empresa. “O business coaching é voltado a aumentar rentabilidade corporativa, reduzir custos, realizar mudanças de estratégia empresarial, aumentar de vendas ou ainda ampliar a produtividade de uma determinada área”, exemplifica a consultora.

 




registrado em: