Case Kordsa: 4 dicas para ser um case de sucesso em gestão de pessoas

publicado 12/07/2021 17h36, última modificação 22/07/2021 11h45
Confira o passo a passo para aumentar o engajamento dos colaboradores
banner Kordsa.jpg

#1_Case Kordsa: da insatisfação a um dos melhores lugares para trabalhar no Brasil, com Luis França e Fernando Moulin

De uma das empresas mais odiadas para se trabalhar a um case de sucesso em gestão de pessoas. Esta é a história da Kordsa, que estreou o episódio piloto do nosso podcast. Convidamos o Luiz França, Head de HR Americas da Kordsa, para nos contar como a empresa aumentou o engajamento de seus colaboradores a partir de uma gestão estratégica de pessoas, investimento na cultura organizacional, treinamento e desenvolvimento da liderança. Com a participação especial de Fernando Moulin da Sponsorb no papel de especialista, selecionamos as melhores dicas para você transformar o seu RH: 

Confira o episódio completo aqui:

O CASE KORDSA

Fundada em 1973 na Turquia, a Kordsa é uma empresa e player global nas indústrias de pneus, compósitos e reforços de construção. Importante polo petroquímico, produtor de fios de poliéster e náilon que formam e reforçam a borracha de pneus de automóveis e aeronaves em todo o mundo.

Em 2010, a Kordsa estava com resultados negativos e inúmeros problemas em diversas frentes da empresa, recebendo reclamações e cobranças, de funcionários, clientes e até fornecedores.

Com um índice de satisfação em 16%, eram apenas 59 pessoas felizes, contra 319 que queriam deixar a empresa. Os investidores achavam que não valia a pena manter a operação da Kordsa no Brasil. 

Luiz França conta que os principais líderes se reuniram e refletiram, “Não havia dinheiro para investimento, nem para comprar maquinário, mudar processos ou contratar uma boa consultoria. O que você faz quando não tem nada? Decidimos dar atenção e respeito às pessoas. Elas eram a única coisa que nós tínhamos”, relembra Luiz.

Assim, com uma gestão estratégica centrada no propósito e nas pessoas, a Kordsa conseguiu reverter a situação e se transformar totalmente de dentro pra fora. Ao colocar as pessoas acima da busca por resultados financeiros, os resultados começaram a aparecer.

Em 2020, a empresa ganhou o prêmio ‘Lugar Mais Incrível para Trabalhar (médias empresas) pela segunda vez consecutiva. Em 2019, entrou para a lista de Melhores Empregadores do Brasil. A Kordsa foi eleita uma das melhores empresas nacionais pelo Great Place to Work (GPTW), de 2016 a 2019. Além disso, a empresa também ganhou prêmios regionais no Estado da Bahia, onde sua sede está localizada.

 

PASSO 1: CUIDE DA RAZÃO DE EXISTIR DA SUA EMPRESA

Para alguns, é a missão da organização; para outros, o propósito. O fato é que todo negócio começou por alguma razão e ela precisa ser lembrada.

Luiz afirma que é importante saber para que a empresa existe e, principalmente, saber como levar essa informação para todas as pessoas dentro da companhia. Para que os colaboradores entendam a razão de existir da empresa e sejam seus defensores, é preciso que o líder entenda sua posição de espelho para a equipe e seja o primeiro a cuidar do propósito da organização.

“Não é sobre o produto ou serviço, porque eles são substituíveis, outras empresas podem fazer ou oferecer a mesma coisa. É sobre sonhos e a missão de tornar o mundo melhor através das pessoas e para as pessoas. Elas não seguem planos, mas sonhos. Para que a sua empresa existe e como ela faz a sociedade ser melhor? Se ela deixasse de existir, que falta ela faria para o mundo?”, provoca Luiz França.

Portanto, foque em entender a razão de existir da sua empresa e a apresente aos seus colaboradores. Lembre-se do seu papel de espelho dentro da organização: as pessoas se inspiram e se conectam com líderes mais humanos.

 

PASSO 2: MOTIVE AS PESSOAS A VIBRAREM 

Depois de abrir espaço para conversas transparentes e de compartilhar com sua equipe a razão de existir da empresa, é hora de chamar para perto aqueles que estão dispostos a sonhar com você. 

Para fazer o sonho dar certo, gerar mudanças e transformar a vida das pessoas através do seu negócio, é fundamental definir a identidade da empresa. Mas, como fazer isso? 

Luiz França dá algumas dicas: “Quais são as pessoas que você quer vibrando na sua empresa? Qual o comportamento, crenças, estilo, emoções que você quer dentro da organização? O que te desafia como ser humano?”.

Ao entender todas essas questões, será possível integrar as pessoas dentro da organização com maior conexão e propósito. “Você precisa cuidar das pessoas antes de fazer o trabalho acontecer”, afirma Luiz França.

Desenvolva uma cultura organizacional que estimule e motive as pessoas a querer fazer parte e vibrar pelos sonhos do seu negócio. Empresas são feitas de pessoas, e, para obter sucesso e bons resultados, o foco precisa estar em cuidar e motivar essas pessoas. 

 

PASSO 3: INVISTA NAS FERRAMENTAS CERTAS

O próximo passo é a aquisição e implementação de ferramentas de liderança e gestão de pessoas que ajudarão a facilitar a vida dos colaboradores e gestores, assim como os processos internos.

Invista em estratégias de employee experience, estruture os processos de recrutamento e seleção, faça treinamentos frequentes, pesquisas de satisfação e abra espaços para conversas e trocas.

Luiz França afirma que é importante haver sinergia entre aquilo que a empresa diz que faz e aquilo que ela realmente está fazendo. Você precisa fazer no dia a dia aquilo que você está propagando. Então, se você fala que vai ter uma organização colaborativa, não adianta ter uma ferramenta de remuneração competitiva, é preciso ter ferramentas colaborativas. Se você fala que vai ter uma organização que desenvolve pessoas, as suas práticas precisam fortalecer o desenvolvimento do ser humano.”, conclui.

 

PASSO 4: COLOQUE AS LIDERANÇAS NO CENTRO

Por fim, o último passo diz respeito a colocar a liderança no centro, tendo em vista que o líder é o exemplo e o espelho dentro da organização.

É papel dos líderes reforçar as ferramentas, preparar e desenvolver as pessoas para que elas estejam conectadas à identidade da empresa e sejam guiadas pelo propósito e razão de existir da organização.

Caso contrário, mesmo que as ferramentas, comportamento e propósito sejam definidos, nada disso dará certo se seus líderes não estiverem conectados com você. “Se essa liderança está junto comigo, acredita em tudo isso comigo, nós vamos muito mais longe”, declara Luiz França, Head de HR Americas da Kordsa.

 

DICAS DO ESPECIALISTA

Fernando Moulin, da Sponsorb, participou como especialista do nosso primeiro case. No episódio bônus, ele compartilhou dicas essenciais para ajudar você a encontrar sentido e buscar desenvolvimento na vida pessoal e na carreira com equilíbrio e propósito.

“Busque encontrar e ser a melhor versão do que você tem para oferecer ao mundo. A carreira é um dos elementos dessa dimensão da roda da vida, ela é fundamental, mas é tudo muito breve. Então, defina como você quer que as pessoas, dentro e fora da sua empresa, se lembrem de você.”, aconselha Fernando Moulin.

Confira as outras dicas de Fernando Moulin no episódio bônus do ‘Um Case pra Chamar de Seu’. Um EP mais curto e prático pra quem tem pouco tempo, mas quer ter acesso aos nossos conteúdos.

 

OUÇA AGORA O EPISÓDIO BÔNUS:

UM CASE PARA CHAMAR DE SEU

Um Case pra Chamar de Seu é o nosso primeiríssimo podcast. Lançado em julho, os primeiros episódios já estão disponíveis em todas as plataformas digitais. Lá nós falamos sobre trabalho e negócios de forma descomplicada, leve e inspiradora. Nosso objetivo é compartilhar informações de qualidade e dicas práticas que ajudem você a também ter uma boa história pra contar. 

Afinal, cases são histórias e no ‘Um Case pra Chamar de Seu’ você tem acesso a histórias fascinantes de empresas que se transformaram de dentro pra fora. Acompanhe nosso podcast e inscreva-se para receber alertas dos novos episódios.