CEO Fórum Curitiba reúne Leandro Karnal e mais de 700 empresários

publicado 24/11/2017 14h32, última modificação 24/11/2017 14h46
Curitiba - CEOs do Grupo Tigre e Schneider Electric debateram identidade, propósito e legado de marcas

Sucesso de público, com mais de 700 empresários, executivos e representantes de diversos setores reunidos em Curitiba, na última quarta-feira (22), o CEO Fórum 2017 trouxe aos tomadores de decisão um questionamento: que legado sua empresa pretende deixar para o mundo? Os palestrantes Leandro Karnal, historiador e professor; Otto von Sothen, CEO do Grupo Tigre; e Tânia Cosentino, presidente da Schneider Electric para a América do Sul, falaram sobre as possibilidades de unir o core business das corporações ao impacto socioambiental e a inovação. O evento foi realizado pela Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba), uma das maiores associações de empresas do Brasil.

Cosentino, que acumula prêmios por seu trabalho pela sustentabilidade à frente da Schneider Electric, garante que a busca pela redução do dano ambiental das empresas não caminha na contramão do lucro. Segundo a empresária, a função do executivo é assegurar a perenidade da empresa, mesmo em tempos difíceis. E essa perenidade passa pelo propósito da empresa, que fortalece a marca no mercado e aumenta o engajamento dos colaboradores.

Líder nacional no mercado de plásticos para materiais de construção, o Grupo Tigre tem uma das marcas mais reconhecidas do Brasil. O CEO da empresa, Otto von Sothen, destacou o “intraempreendedorismo” como um dos segredos do sucesso. Von Sothen afirma que buscar novas formas de explorar a marca e o produto foi fundamental: “tínhamos uma Ferrari na garagem, mas usávamos pouco”. Durante o pior momento da crise, que afetou diretamente o setor da construção civil, o executivo lembra que a confiança dos colaboradores na marca manteve a motivação da equipe.

O encerramento do evento ficou a cargo do historiador Leandro Karnal. O palestrante falou sobre a importância da criatividade no ambiente corporativo. “Quando repito o que todos fizeram, eu obtenho o resultado que todos obtiveram”, alertou. Em uma apresentação bem-humorada, Karnal também frisou que é necessário aos tomadores de decisão estar em constante atualização diante da velocidade com a qual as mudanças acontecem nos comportamentos e na economia.

Abertura

Uma remontagem do espetáculo “Carmen”, coreografado por Luiz Fernando Bongiovann e apresentado pelo Balé Teatro Guaíra, abriu o evento. Em seguida, o Othon Almeida, Regional Managing Partner e sócio líder de novos negócios, inovação e produtividade da Deloitte, mostrou a pesquisa realizada pela empresa sobre o reposicionamento das corporações durante a recente crise econômica. Um dos destaques do estudo foi a comprovação de que as empresas que introduziram ou melhoraram suas práticas de governança foram menos impactadas pelo momento do mercado.

Sobre a Amcham

A Câmara Americana de Comércio é uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 14 filiais em todo o País e mais de 5 mil empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial.​

registrado em: