Cliente tem que ver o serviço prestado como investimento, e não custo, diz executivo da Localiza

publicado 30/07/2018 16h17, última modificação 30/07/2018 16h35
Goiânia – Para Antônio Hyodo, bom relacionamento é essencial para baixar inadimplência
Comitê Finanças Goiânia.jpg

Quando uma empresa consegue comunicar que o serviço prestado é um investimento e não um custo, muda a percepção do cliente, argumenta Antônio Hyodo, diretor de Tesouraria da Localiza Rent a Car.

“Com essa mentalidade o risco de inadimplência é bem menor, visto que o cliente escolhe aquilo que tem que deixar de pagar”, disse. O executivo debateu estratégias de controle de gestão e inadimplência no Comitê de Finanças da Amcham-Goiânia, em 18/7.

De acordo com Hyodo, a falta de recebimentos atinge pelo menos metade das empresas do mercado. O executivo esclarece que não existe metodologia para fazer com que 100% dos clientes paguem em dia, mas algumas estratégias conquistam mais resultados do que outras.

Uma das boas práticas é manter relacionamento diferenciado com clientes chave. “Cada empresa precisa encontrar clientes estratégicos e conhece-los, a fim de criar uma metodologia de controle de pagamento personalizado”, acrescenta.

A visita pessoal também pode ser bastante eficaz para a recuperação de pagamentos. É a oportunidade para explicar ao cliente o impacto que a inadimplência causa à empresa fornecedora. “Entender o processo de pagamento da empresa e fazer com que ela entenda o seu é de suma eficácia para que o processo de controle de inadimplência seja eficaz”, observa o executivo.

 

registrado em: