Comitê de Marketing destaca a importância das marcas e o pensamento de branding nas PME’s

publicado 08/09/2014 11h58, última modificação 08/09/2014 11h58
Curitiba - Para Rodrigo Mazuchowksi, gerente de marketing da Nutrimental, afirmar que branding é exclusividade das grandes empresas é ignorar o potencial das PMEs.
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“O produto é algo feito na fábrica. A marca é algo que é comprado pelo consumidor. O produto pode ser copiado pelo concorrente, a marca é única. O produto pode ficar ultrapassado rapidamente, a marca bem sucedida é eterna”. Difundidas  por Stephen King, fundador do Planejamento da JWT/ JWT Worldwide,  as afirmações acima nortearam a exposição de  Rodrigo Mazuchowksi, gerente de Marketing da Nutrimental, no comitê aberto de Marketing e Vendas, realizado na Amcham-Curitiba em 27/08 (confira aqui a apresentação completa).

“Quando não há percepção de valor e as escolhas são feitas fundamentalmente pelos preços, as marcas são niveladas em qualidade e benefícios. Passam a ser commodities, produto sem diferencial, encontrado em grande quantidade e em qualquer lugar”, ressalta Mazuchowksi.

Para o palestrante, dizer que branding é exclusividade das empresas grandes é ignorar o potencial das PMEs.  “As pequenas e médias são as que melhor conseguem gerenciar suas marcas, adaptando seus produtos a clientes com características diferenciadoras, além de terem um atendimento mais pessoal e próximo em seus serviços”.

Analisar. Questionar, e melhorar continuamente, a qualidade dos produtos, pós-venda e excelência no atendimento são diferenciais em relação à concorrência. “Além disso, as pesquisas de mercado são ferramentas de fácil acesso que podem contribuir na melhora e  construção da marca”, completa Mazuchowksi.

A seguir, a íntegra da apresentação de Rodrigo Mazuchowksi, gerente de Marketing da Nutrimental, no comitê aberto de Marketing e Vendas, realizado na Amcham-Curitiba em 27/08:


 

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