Comunicação assertiva é característica essencial aos líderes

publicado 20/02/2017 10h23, última modificação 20/02/2017 10h23
São Paulo – Clareza e objetividade no diálogo são a base do entendimento, diz Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori
reinaldo-passadori-1774.html

Para Reinaldo Passadori, fundador e palestrante do Instituto Passadori, a comunicação clara e objetiva é uma competência que todos os líderes e profissionais deveriam perseguir. “Uma pessoa assertiva procura desenvolver habilidades de comunicação para se relacionar melhor e toma decisões baseadas em valores éticos. Além disso, quanto mais o profissional diz com clareza e respeito o que pensa e sente, mais transparência demonstra”, afirma ao site da Amcham, pouco antes de participar do comitê de Secretariado Executivo da Amcham – São Paulo na terça-feira (14/2).

No ambiente empresarial, a comunicação assertiva é uma forma de expressar abertamente opiniões e argumentos em reuniões de negócios, feedbacks e relacionamentos com clientes e parceiros. “Isso significa falar com firmeza, segurança, naturalidade e sem constrangimentos. Se você não está se comunicando dessa forma, pode criar desentendimentos que atrapalham negócios e relacionamentos”, detalha Passadori.

O profissional que não diz claramente o que pensa vai sentir dificuldades de se impor, argumenta o especialista. Passadori cita o caso hipotético de um executivo que recebe de sua secretária uma notícia negativa para os negócios e tem uma reação extremamente rude com a profissional. Há casos de gente que não reage a esse tipo de abordagem. Mas se a profissional for assertiva, vai expressar sua indignação quando o chefe se acalmar e mostrar que não aceita um comportamento tão desrespeitoso, assinala o especialista. “Ela nunca vai deixar de dizer o que pensa e da forma como gostaria de ser tratada.”

Para desenvolver uma comunicação mais objetiva, Passadori recomenda aos profissionais identificar suas virtudes profissionais e aperfeiçoa-las. Ao mesmo tempo, trabalhar para mitigar as limitações pessoais. “A partir daí, conseguimos aprimorar e melhorar o efeito da comunicação.”

registrado em: