Comunicação corporativa assume cada vez mais papel estratégico dentro das empresas

publicado 31/01/2014 09h58, última modificação 31/01/2014 09h58
São Paulo – Mais integrada aos demais setores, a Comunicação é ferramenta-chave para fortalecimento das marcas
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“Mais que uma tendência, a integração é uma grande necessidade das companhias”, afirma Marco Antônio Lage, líder de Comunicação da Fiat para a América Latina, durante o último encontro do Comitê de Marketing da Amcham, em 28/01. De acordo com ele, as empresas precisam se relacionar com a sociedade, e isso significa estabelecer canais de diálogo com ela. “Em nosso caso, se mobilidade urbana, por exemplo, é um tema que interessa a todos, é necessário que o setor automobilístico participe desse debate e tome atitudes em relação ao tema”, disse, ressaltando a importância do engajamento das empresas em temas sociais.

A integração entre Comunicação e as demais áreas, como Marketing, Relações Governamentais e Sustentabilidade também é necessidade verificada numa empresa de porte global, como a Embraer. “A Comunicação trabalha em conjunto com o Marketing, como forma de dar apoio ao negócio”, disse Rosana Dias, diretora de Comunicação Externa da companhia. A área é responsável, entre outras coisas, por divulgar novos produtos e informações ao público em geral, o que inclui clientes potenciais.

Além disso, o trabalho de Comunicação também envolve sincronia na divulgação de informações financeiras e de mercado, uma vez que a Embraer é uma companhia de capital aberto. Os comunicados são preparados em conjunto com o departamento de Relações com Investidores.

Todos conectados para fortalecer a marca

“Com todos conectados 24 horas por dia, há mais exigência por transparência”, explicou Michele Colombo, gerente de Comunicação Corporativa da P&G, durante o último encontro. “As expectativas sobre as companhias têm aumentado cada vez mais. As pessoas estão mais informadas e querem saber o que estão consumindo e os impactos da produção.”

Michele diz que uma das estratégias que tem gerado resultados positivos na P&G é contar boas histórias. “Na empresa, todo comunicador precisa ser também um construtor de marca e valor, inspirando as pessoas a contar histórias positivas sobre a companhia”.

Na Syngenta, o departamento de Comunicação surgiu com a necessidade de dialogar com outros públicos. Uma pesquisa global realizada em julho de 2013 mostrou que 79% dos entrevistados acreditava que a agricultura não era feita de maneira responsável. Para mostrar a preocupação da Syngenta com a sustentabilidade do negócio, a equipe de Comunicação organizou a ação The Good Growth Plan, que reuniu em cinco cidades do mundo públicos de interesse, como agricultores, ONGs, acadêmicos, jornalistas, entre outros.

“O diálogo que estabelecemos nos eventos nos proporcionou um conteúdo rico, de ideias e experiências, que nos ajudará a encontrar caminhos e parcerias para enfrentarmos o desafio de alimentar uma população crescente de maneira sustentável”, disse Leandro Conti, líder de Relações Institucionais da companhia e participante do comitê de Marketing da Amcham.

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