Corte de custos não é solução para aumentar produtividade, diz consultor

por lays_shiromaru — publicado 11/05/2015 14h51, última modificação 11/05/2015 14h51
São Paulo – Candido Barbosa, da Brain Fountains, dá dicas para aumento sustentável de resultados
corte-foto01.jpg-4154.html

Para o diretor e sócio da consultoria Brain Fountains, Candido Barbosa, corte de custos não é solução para aumentar a produtividade. “Cortar despesas pode funcionar num primeiro momento, mas não em longo prazo. A ideia de produtividade tem que se dar pelo aumento da receita”, disse, durante o café de relacionamento da Amcham-São Paulo, em 11/05.

Confira outras dicas do consultor para aumento sustentável dos resultados.

1. Faça do crescimento da empresa um objetivo comum para todos os colaboradores. “Por ser interesse de todos, precisa estar na rotina de trabalho de todos, criando uma cultura de aumento da receita”, afirma.

2. Aplique melhorias constantes e graduais. “Muitas empresas de sucesso construíram seus negócios por evolução gradual. O crescimento tem que ser orgânico”, diz.

3. Busque o bom e evite o mau crescimento. “O bom é o crescimento principalmente orgânico, sobre uma base sólida e internalizada. O mau vem da procura desvairada de aumento de receita”, explica.

4. Abandone os mitos que impedem o desenvolvimento da empresa. “É preciso eliminar a cultura das desculpas, como ‘se ninguém cresce, não podemos crescer também’”, sugere.

5. Reforce o marketing com foco nas necessidades do cliente. “A empresa precisa entender antecipadamente o que o cliente precisa”, destaca.

6. Operacionalize a inovação, convertendo ideias em aumento de receitas. “Inovações são processos sociais que requerem colaboração e comunicação para geração de ideias. É importante tornar operacional o que se pensa”, conclui.

registrado em: