Criatividade é diferencial em viagens de incentivo

por andre_inohara — publicado 25/04/2011 17h02, última modificação 25/04/2011 17h02
São Paulo – Ferramenta de marketing motivacional, esse tipo de benefício só funciona quando oferece originalidade e personalização aos participantes.
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Eficiente ferramenta motivacional, as viagens de incentivo para funcionários e parceiros só atingem seus objetivos – aumentar a produtividade e criar senso de identidade – quando oferecem serviços exclusivos ao seu público. Nessa hora, é preciso abusar da criatividade, disse o presidente da agência de turismo Agaxtur, Aldo Leone Filho.

“Não se pode oferecer uma viagem básica de incentivo, onde o colaborador ganha um pacote que pode ser adquirido da mesma forma em qualquer outro lugar”, comentou ele, que participou do comitê de Viagens e Negócios da Amcham-São Paulo nesta terça-feira (26/04).

Quando as empresas querem premiar a melhora do rendimento de sua equipe interna ou de fornecedores, costumam utilizar ferramentas de marketing de incentivo, sendo a viagem uma das mais comuns. “Ela traz sensação de reconhecimento maior pelo funcionário”, comentou Leone.

Em um evento para uma empresa do setor automobilístico, a Agaxtur ofereceu um fim de semana aos participantes com direito a dirigir um carro Porsche. “A graça está em surpreender o cliente”, assinalou o presidente da agência.

As viagens de incentivo representam 30% do faturamento total da Agaxtur. Por isso, a agência criou, há dez anos, a divisão Agaxtur Incentive, que oferece pacotes exclusivos de viagens para convenções e eventos, com equipe exclusiva. “Somos líderes desse mercado e nosso diferencial é a prestação de serviços”, acrescentou Leone.

Além de contar com uma equipe de criação experiente, a Agaxtur também possui escritórios próprios fora do Brasil. Para Leone, isso é uma vantagem competitiva, pois elimina a necessidade de terceirização de serviços. Outra vantagem citada é poder praticar condições comerciais diferenciadas, “porque temos um volume grande de clientes”.

Personalização do serviço

A principal característica de uma viagem de incentivo é a personalização. As viagens são serviços altamente desejados, conforme atestado por pesquisas motivacionais, e por isso os diferenciais costumam ser recordados pelo participante por anos a fio. Como resultado pelo reconhecimento, o participante se sente mais integrado à empresa e se esforça para aumentar a produtividade.

Quando um grupo é selecionado, tem acesso a uma programação exclusiva e fechada em hotéis, passeios e restaurantes de alto padrão, assim como  mimos personalizados, afirmou Leone. “Providenciamos lugares marcados com o nome do participante, tanto no avião como no hotel. Também já disponibilizamos presentes para uso em passeios noturnos”, exemplificou.

Case Mapfre

A seguradora Mapfre já utilizou com sucesso uma viagem para premiar sua equipe de vendas, conta a gerente de Promoção e Eventos, Mariana Marcon do Amaral Campos. Para aumentar as vendas de produtos financeiros, a Mapfre criou em 2008 uma campanha em conjunto com a agência de incentivo de marketing Incentivare, na qual oferecia uma viagem a Portugal aos vendedores que obtivessem os melhores resultados.

Em 2008, quando a Mapfre ainda era associada à Nossa Caixa, foi elaborada uma campanha de vendas do seguro de vida individual cujo prêmio seria uma viagem a Portugal no ano seguinte.

Como resultado, as vendas no segundo semestre cresceram 42% em relação aos primeiros seis meses de 2008, gerando um ganho de R$ 12 milhões. A campanha também possibilitou um resultado excedente de R$ 3,5 milhões em relação à meta. “Houve grande aceitação entre todos, mesmo na Nossa Caixa”, disse Mariana.

Experiência premiada

A viagem a Portugal foi inteiramente custeada pela Mapfre em fevereiro de 2009, e o roteiro seguiu os pontos turísticos tradicionais nas principais cidades portuguesas. A campanha premiou os melhores vendedores, e também foi reconhecida pelo mercado.

Em 2009, a campanha recebeu o Troféu Caio na categoria Viagem de Incentivo Internacional. O troféu é concedido por entidades representativas dos segmentos de eventos, promoção comercial, marketing promocional e turismo de negócios. 

A Mapfre pretende dar continuidade a campanhas como essa, disse Mariana. “Como temos um novo parceiro, o Banco do Brasil, ainda estamos retomando o processo”, contou.

Fechando o quadro de painelistas do comitê, Carlos Arruda, diretor da agência de viagens promocionais Case Imagine, contou a experiência da sua empresa no negócio de viagens de incentivo.

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