Demanda por marketing promocional vem da necessidade de maior inovação

por marcel_gugoni — publicado 31/05/2012 17h42, última modificação 31/05/2012 17h42
Curitiba – Para diretor comercial do jornal Metro, empresas necessitam se destacar em relação às outras para a colocação assertiva de seus produtos no mercado.
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O marketing promocional está atrelado à necessidade de inovação no ambiente corporativo e, cada vez mais, as empresas necessitam se destacar para atingir de forma assertiva seu público alvo.

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“A demanda do marketing promocional vem com a necessidade de diferenciação que temos hoje. Toda empresa e toda marca precisam se diferenciar para conseguir posicionar o produto do jeito certo” afirma Carlos Scappini, diretor comercial e de Marketing do jornal Metro, que participou do comitê aberto de Marketing da Amcham-Curitiba na última terça-feira (29/05).

As ações promocionais permitem a interação de forma direta com as pessoas que o anunciante pretende atingir, ao contrário do que propõe a publicidade tradicional. Na avaliação de Scappini, isso é o que faz com que a comunicação entre a marca e o consumidor se torne mais relevante, potencializando os resultados.

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Apesar de desenvolver a maior parte de suas ações na plataforma impressa, o jornal Metro, segundo o diretor, tem um resultado muito assertivo com ações de marketing nas redes sociais. Para Scappini, os maiores diferenciais das ações promovidas pelo jornal estão no alcance de público do veículo e no seu caráter informativo. “A interatividade que as ações permitem é extremamente positiva.”

Retorno e potencial

Segundo Carlos Scappini, o marketing promocional, além de vender, também agrega valor ao produto, reforçando a mensagem da marca. 

A mensuração do retorno é um dos pontos fortes. “Hoje não existem muitos outros meios que permitam a mensuração imediata”, avalia.

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Ele exemplificou o resgate de cupons e vales como uma forma simples e efetiva de medir o alcance de uma ação, possibilitando o conhecimento quantitativo e também qualitativo do público atingido.

O diretor comercial vê muito espaço para essa modalidade de marketing crescer no Brasil. Em sua visão, grande parte das empresas do País acaba utilizando uma ou outra ferramenta pontual, mas não pensa as ações dentro do plano de mídia.

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