Diálogo com equipe de finanças favorece o planejamento da área comercial

publicado 17/09/2014 15h34, última modificação 17/09/2014 15h34
São Paulo – Informações estratégicas levam a melhores resultados, diz Dalmon Zapata, da Fox do Brasil
dalmon-zapata-6945.html

A interação com a área de finanças traz benefícios práticos para a equipe comercial e deve ser uma referência já na elaboração do planejamento para o próximo ano. Quem afirma é Dalmon Zapata, vice-presidente de Finanças da Fox do Brasil, durante o Comitê Estratégico de Diretores Comerciais da Amcham – São Paulo, quarta-feira (17/09).

“Grudem no financeiro, se interessem pelos dados e questionem. Isso vai melhorar seus resultados”, declara.

Zapata comenta que a equipe financeira tem acesso a uma vasta gama de dados da empresa, de seus ambientes interno e externo. A proposta é de que o comercial tenha acesso a eles e gere conhecimento. “Se os líderes das duas áreas trabalham em conjunto, conseguem analisar dados que o comercial traz do mercado com a perspectiva do financeiro, e transformam em ações executáveis. De fato, os resultados vêm”, expõe.

A parceria deve ocorrer não apenas no momento de elaborar o planejamento para o próximo ano, mas em todo o tempo. “O orçamento é uma fotografia, um mapa, e na execução surgem oportunidades que não estão na projeção, por isso a parceria é importante. O planejamento é o ponto de referência, mas é no dia a dia que se deve analisar as oportunidades de grandes vitórias”, ressalta.

Para esse diálogo acontecer, os líderes de cada equipe devem priorizar a causa comum e não apenas o funcionamento de suas áreas. O processo de maturidade em trabalho colaborativo é o que permite essa interação, avalia. “É preciso pensar em qual é a agenda estruturada, integrada e única da organização, para depois pensar na agenda da equipe. Deve-se colocar a agenda pessoal de lado e focar na causa, para a sobrevivência e vitória da empresa”, diz. 

registrado em: