6 dicas de Customer Centric da Amcham, eleita um dos cases de 2021

publicado 14/09/2021 15h19, última modificação 15/09/2021 09h45
Estratégia focada na experiência do cliente traz resultados para qualquer negócio; veja nossas dicas
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No mês do consumidor, resolvemos compartilhar a nossa estratégia, revelando dicas e seis principais ações fundamentais para a Amcham Brasil ser eleita pelo mercado um dos principais cases brasileiros de “Cultura de Atendimento ao Cliente" do ano de 2021. Saiba mais aqui.

Customer centric é uma forma de fazer negócios totalmente centrada na experiência do cliente, conhecida também como clientocentrismo no Brasil. 

A cultura organizacional é justamente uma das formas mais potentes e estratégicas de garantir que seu cliente estará sempre no centro de tudo que a empresa faz.  

Abaixo, você confere 6 dicas Amcham para desenvolver uma estratégia clientocêntrica no seu negócio: 

  1. Defina o que é sucesso do cliente: o primeiro passo é determinar o que é uma boa experiência para todos os seus níveis clientes. Ter esse conceito claro é primordial para definir ações estratégicas e treinar times.  
  2. Planeje a jornada: após identificar as dores do consumidor, defina uma jornada com experiência única para os seus tipos de clientes, percorrendo padrões de atração, captação e pós-venda, treinando os times.  
  3. Crie um culture code: registre a sua cultura organizacional de sucesso de cliente, constando também norteadores como proposito, valores, missões, práticas e aspirações da sua empresa. 
  4. Monte times: crie squads com líderes multidisciplinares para acompanhar a evolução da empresa em 4 pilares estratégicos: Cultura e Treinamento de times, KPIs de Customer Sucess (CS), Padronização de Processos e revisão do portfólio de produtos e serviços. 
  5. Democratize dados: mensalmente compartilhe com toda a empresa resultados, desafios e cases de sucesso relacionados aos clientes, bem como as evoluções e metas de cada um dos squads estratégicos de CS. Além disso, busque envolver todas as áreas da companhia, incluindo as de suporte, nos treinamentos e atividades voltadas ao fortalecimento da cultura Cliento Centrica”.   
  6. Comemore o sucesso: É crucial que você mantenha uma boa comunicação com outras áreas: Vendas, Marketing, Financeiro, Produto. Envolva, inclusive, todos os times nas comemorações de sucesso de cliente, de pontuais a estratégicas. 

 

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