Comunicação interna deve buscar conexão com os funcionários, defende consultora

por giovanna publicado 24/04/2012 19h27, última modificação 24/04/2012 19h27
Recife – Profissional que atua na área deve ser criativo e capaz de estabelecer empatia com equipe.

A comunicação interna pode ser uma importante ferramenta na busca por retenção de talentos e maior engajamento das equipes nas empresas. Para isso, é preciso estar mais próximo das pessoas no ambiente organizacional. É o que defende Ana Elisabete Alves, sócia diretora da A&F Desenvolvimento de Talentos. 

“É preciso ir além da comunicação e buscar uma verdadeira conexão com os funcionários”, indicou Ana Elisabete, que participou do comitê de Gestão de Pessoas da Amcham-Recife em 19/04. Para ela, conhecer o trabalho da companhia detalhadamente é o caminho para criar essa conexão.

Segundo Elisabete, detectar a linguagem, os interesses e as motivações do público interno são tarefas importantes para a comunicação interna. Por isso, ela recomenda que o profissional que trabalhe nessa atividade tenha iniciativa, criatividade e capacidade de estabelecer empatia com todos os departamentos da companhia. “Conhecer como funciona o processo de comunicação também é vital”, completa.

Olhar para agentes externos à companhia é outro diferencial para a comunicação interna. “Estratégias como integrar ex-funcionários, clientes, fornecedores e famílias dos funcionários nos veículos de comunicação são bem-vindas para criar essa conexão e aumentar o engajamento de quem trabalha na companhia”, apontou Elisabete.

Apoio às demais áreas

Para a consultora, a comunicação interna deve ir além do departamento de Recursos Humanos e tem que se aproximar também dos gestores de outros departamentos.

“A assessoria de liderança é uma ferramenta para chegar às equipes. Quem cuida da comunicação interna também pode ajudar os gestores a lidar com problemas de comunicação junto ao time”, explica. Ana Elisabete cita como exemplos dessa atuação preparar os líderes para falar em público e ajudar nas estratégias para preparar apresentações para as equipes.

 

registrado em: