Diversidade Corporativa: acelere mudanças e construa uma empresa inclusiva

publicado 03/09/2021 14h18, última modificação 03/09/2021 14h18
Entenda a importância da diversidade unida à inclusão e fique por dentro do Fórum de Diversidade 2021
fórum_diversidade_amcham.png

Diversidade e inclusão devem ser encarados como estratégia para os negócios - descubra como no Fórum de Diversidade, dias 15 e 16 de setembro - inscreva-se gartuitamente.

Diversidade Corporativa, inclusão e equidade são temas que precisam ser debatidos e discutidos nas empresas. Contudo, mais do que apenas falar, é necessário agir e desenvolver estratégias que ajudem a acelerar as mudanças sobre as quais tanto se fala e, dessa forma, construir empresas mais inclusivas e em conformidade com as exigências atuais dos consumidores, fornecedores e colaboradores.

Empresas que desejam garantir seu espaço no mercado e sua relevância diante da sociedade, devem parar de tratar a diversidade e inclusão apenas como cumprimento de cotas ou um diferencial competitivo e marketeiro. É preciso olhar para diversidade e inclusão como uma riqueza, um bem necessário às empresas e um direito humano.

 

LEIA MAIS: Diversidade empresarial vai muito além da 'imagem positiva': é estratégia que gera retorno

 

Para abrir espaços que abarquem conversas reflexivas e, ao mesmo tempo, práticas e efetivas sobre diversidade corporativa, realizaremos nos dias 15 e 16 de setembro, totalmente online, a edição 2021 do nosso Fórum de Diversidade, sob o tema: Acelerando mudanças para construir empresas inclusivas.

 

A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE CORPORATIVA UNIDA À INCLUSÃO

Diversidade Corporativa é mais que uma tendência, é um pilar que deve ser prioritário na construção de cultura de qualquer organização e precisa ser considerado nas tomadas de decisões. 

Além de promover a diversidade, é igualmente importante estimular a inclusão dessas pessoas. Não adianta ter equipes diversas e não dar voz às minorias, é preciso empoderá-las: foque na diversidade, mas não tire os olhos da inclusão, elas são inseparáveis.

Segundo pesquisa realizada pela consultoria Mais Diversidade e publicada pela Você RH em dezembro de 2020, 97% das empresas pretendem manter ou aumentar seus investimentos em inclusão. Embora esse dado mostre que muitas empresas já estejam entendendo a importância da diversidade e da inclusão, a mesma pesquisa aponta que 65% das corporações não têm estratégias de D&I bem definidas.

Diante disso, acelerar mudanças para construir empresas inclusivas torna-se imprescindível e urgente. É preciso promover a diversidade e inclusão nas empresas: criando programas e políticas internas que auxiliem na seleção, educação e mensuração ética e transparente de D&I na organização e discutindo sobre o impacto, efetividade e papel estratégico de tais ações.

Estudos comprovam que investir em diversidade corporativa gera inúmeros frutos e benefícios, como: equipes mais engajadas, colaboradores mais criativos, cultura organizacional mais transparente, diminuição do turnover, melhora a reputação e aumenta a competitividade da empresa, entre outros.

Quando uma organização é composta por pessoas diversas –  grupos geracionais e étnico-raciais, LGBTQI+ e PCDs, entre outros – e as incluem em suas decisões, ações e lideranças, elas estão abrindo espaços não apenas para diversidade de pessoas, mas também, para a diversidade de ideias, de pensamentos, de crenças, de histórias. Não há nada que enriqueça mais uma cultura organizacional do que a diversidade.

 

CARTILHA EXCLUSIVA: DIVERSIDADE & INCLUSÃO

Para contribuir ainda mais com a transformação da sua empresa, estamos disponibilizando a nossa cartilha “Diversidade e Inclusão: O que é D&I e o que ela pode fazer pelo seu negócio?”, produzida em parceria com Reinaldo Bulgarelli, sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação  – Baixe a sua aqui!

 

FIQUE POR DENTRO DO FÓRUM DE DIVERSIDADE 2021

Este ano, o nosso Fórum de Diversidade foi estruturado em 4 pilares fundamentais: Liderança, Comunicação + Marketing, Cultura e Futuro. O objetivo é garantir que as empresas entreguem valor para seus stakeholders.

Portanto, para discutir sobre o impacto da diversidade corporativa nesses pilares, convidamos executivos, lideranças e especialistas no assunto para compartilhar insights e informações relevantes e cruciais, contribuindo para que as organizações aprendam a enxergar o papel estratégico do tema. 

Confira os palestrantes com presença confirmada e quais serão os temas abordados:

DIA 1 - 15 de setembro

  • Painel único: “A importância do top-down: por que D&I deve estar no topo?”

  • Painelistas: 

Jandaraci Araújo, Conselheiras 101

Katia Vaskys, IBM Brasil

Maurício Rodrigues, Bayer Crop Science 

  • Moderador:

Reinaldo Bulgarelli, Txai Consultoria e Educação 

 

DIA 2 - 16 de setembro

  • Painel 1: “O poder do marketing e da comunicação inclusiva”

  • Painelistas:

Carlos Domingues, PepsiCo

Lauren Pachaly, Google 

Renato Camargo, RecargaPay 

  • Moderador:

Ricardo Sales, Mais Diversidade 

 

  • Painel 2: “Fortalecendo uma cultura inclusiva”

  • Painelistas:

Liliane Rocha, Gestão Kairós

Paula Jacomo, SAP

Rosangela Pazin, Dell Technologies

  • Moderador:

Karina Chaves, BASF

 

  • Painel 3: “Diversidade e inclusão: direcionando o olhar para o futuro”

  • Painelistas:

Gustavo Narciso, Instituto C&A

Mariana Ferreira dos Santos, Advogada e Consultora Independente

Tiago Betti, Dow

  • Moderador:

Viviane Elias Moreira, UHG

 

LEIA MAIS: Por que a diversidade deve estar no topo?

 

ACELERE MUDANÇAS E CONSTRUA UMA EMPRESA INCLUSIVA

Nosso Fórum de Diversidade é um evento exclusivo, gratuito e totalmente online que visa contribuir com a aceleração e transformação de negócios, empresas e instituições, com relação à implementação de práticas e políticas de diversidade e inclusão. Nosso propósito é abrir espaços para conversas urgentes e transparentes, e assim, gerar conexões transformadoras.

Participe do Fórum de Diversidade 2021 | Acelerando mudanças para construir empresas inclusivas e transforme a sua organização em uma referência no tema, para colaboradores, consumidores e fornecedores. Inscreva-se aqui!