Diversidade, em vez de causar de conflitos, pode ser principal contribuição para trabalho em equipe

por giovanna publicado 16/09/2011 12h26, última modificação 16/09/2011 12h26
Curitiba – Diferentes opiniões e criatividades proporcionam maiores chances para alcance de resultados, afirma coach.

A diversidade entre opiniões normalmente é interpretada como causa de conflitos dentro do ambiente corporativo. Para Wilson Meiler, coach em empresas como Volvo, Volkswagem e Itaipu Binacional, essa, no entanto, pode ser a principal contribuição do trabalho em equipe.

“São diferentes cabeças, opiniões e criatividades, uma diversidade que proporcionará maiores chances para o alcance do melhor resultado”, afirmou Meiler. Ele participou, em conjunto com Fátima Milmitzky, psicóloga e psicanalista da Universidade de São Paulo, do Debate de Gestão de Pessoas promovido pela Amcham-Curitiba na manhã da quinta-feira (15/09). 

Para Fátima, os conflitos são uma consequência natural da própria convivência em conjunto. No ambiente corporativo, essas divergências podem se refletir no resultado do trabalho e até mesmo provocar desmotivação de funcionários.  De acordo com os dois palestrantes, explicitar e aprender a conviver com a diversidade é o caminho ideal para a superação desses impasses. “É preciso assumir os conflitos e as diferenças e comunicá-los da melhor forma possível”, indicou Fátima.

O treinamento também é essencial para o trabalho em equipe, segundo Meiler. “Estimular as diferentes criatividades, dar liberdade para os funcionários, mas dentro de uma disciplina, é um método muito utilizado por empresas de tecnologia, como a Microsoft”, apontou. O coach lembrou também da importância da liderança dentro dos grupos, já que um bom líder acaba treinando e direcionando sua equipe para os objetivos comuns.

Uma das características que definem a formação de um grupo é justamente o compartilhamento dos mesmos objetivos.  Para Meiler, no ambiente coorporativo, uma definição clara das metas e missões comuns da equipe é essencial para o bom desempenho dos colaboradores. “O resultado é a sinergia, quando o total é maior que a soma das partes”, assegurou o palestrante.  

 

registrado em: