Employee Experience: 4 passos para colocar em prática e gerar impacto positivo na sua empresa

publicado 24/05/2021 19h03, última modificação 24/05/2021 19h03
Descubra como a sua empresa pode transformar a experiência dos colaboradores com assertividade
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Não apenas o RH, mas toda a empresa, deve estar engajada e focada em criar uma força de trabalho saudável e dedicada às pessoas.

O employee experience é um conjunto de estratégias organizacionais que tem como objetivo transformar a gestão de pessoas dentro das empresas, promovendo experiência de trabalho que seja positiva, humana e transformadora para os colaboradores da empresa. 

Especialistas afirmam que a experiência do colaborador precisa ser pensada em sua totalidade, ou seja, desde a atração de novos talentos, como recrutamento e seleção, até o desligamento do funcionário.

"O employee experience impacta o resultado que o negócio vai ter, fazendo com que ele seja bom ou ruim”, alerta Micheline Vecchi, gerente de Employee Experience da Cargill

Logo, para obter bons resultados com o Employee Experience, a empresa precisa de assertividade e conhecimento sobre o assunto. Conheça os benefícios dessa estratégia de gestão de pessoas e como colocá-la em prática.

 

BENEFÍCIOS DO EMPLOYEE EXPERIENCE

Muitas empresas sofrem com altos índices de turnover e absenteísmo, e nem imaginam que qual é o motivo de tanta rotatividade de pessoal. Uma dessas razões, muitas vezes, é a falta de cuidado com os colaboradores - ou seja, não há uma preocupação com a experiência dos funcionários.

Por isso, é fundamental que a área de recursos humanos da empresa esteja preparada. Não apenas o RH, mas toda a empresa, deve estar engajada e focada em criar uma força de trabalho saudável e dedicada às pessoas.

Confira alguns dos benefícios da implantação do Employee Experience: 

  • redução do turnover

  • maior engajamento

  • aumento da produtividade

  • controle de absenteísmo

  • retenção de talentos

  • melhora da comunicação

  • fortalecimento da cultura e do propósito da empresa

  • valorização da marca no mercado

  • promoção da satisfação do cliente 

  • impulsionamento de resultados financeiros.

 

QUATRO DICAS PARA COLOCAR O EMPLOYEE EXPERIENCE EM PRÁTICA 

DESENVOLVA SEUS COLABORADORES

Investir em treinamento e capacitação é uma das formas de desenvolver os funcionários. É importante oferecer momentos de escuta para entender quais são as competências que eles querem e precisam melhorar. Ofereça oportunidades, proponha desafios e, consequentemente, os colaboradores se sentirão motivados. 

 

FORTALEÇA A CULTURA DA EMPRESA

Definir e comunicar o propósito da empresa, sua missão, visão e valores de forma assertiva e autêntica aproxima os colaboradores. É importante que a organização alinhe suas crenças e objetivos ao de seus funcionários, inclusive durante o processo de recrutamento e seleção.

Empresas com uma cultura forte e transparente, formam equipes mais comprometidas, satisfeitas e felizes.

 

ATENTE-SE AO AMBIENTE FÍSICO 

Cuidar do ambiente de trabalho dos colaboradores aumenta o rendimento da equipe e a eficácia do trabalho. É crucial que as organizações promovam o bem-estar físico de seus funcionários investindo em instalações modernas, ergonômicas e inclusivas. 

Mesmo em home office, as empresas podem cuidar do bem-estar físico de seus funcionários, ao conversar com a equipe e entender o que pode ser feito para melhorar a experiência do trabalho remoto. Empresas que cuidam do bem-estar físico dos colaboradores têm pessoas mais dispostas e saudáveis.

 

PRIORIZE A SAÚDE EMOCIONAL

Falar sobre saúde mental e emocional nunca foi tão necessário como agora, inclusive dentro das organizações. A pandemia do novo coronavírus escancarou os altos índices de depressão e ansiedade no Brasil. Em meio ao medo e a incerteza, as pessoas perceberam a necessidade de cuidar da mente e das emoções. 

Empresas que buscam ter uma estratégia de employee experience de sucesso precisam ignorar tabus e censuras sobre saúde mental e emocional e colocar esse assunto em pauta, focando em gestão de pessoas verdadeiramente humanizada.

 

EMPLOYEE EXPERIENCE: A ESTRATÉGIA DE PESSOAS PARA PESSOAS

Para o sucesso do employee experience, a empresa precisa se lembrar que essa é uma estratégia feita por pessoas, para pessoas.

Pensando nisso, desenvolvemos uma cartilha completa com dicas, dados e o case de sucesso da Cargill para inspirar e ajudar a sua empresa a desenvolver a experiência do seus colaboradores, obter resultados e gerar impacto positivo através da gestão de pessoas. 

Clique aqui e faça o download da cartilha.