Empresas apostam em crescimento de dois dígitos nas vendas em 2012

por marcel_gugoni — publicado 16/02/2012 19h05, última modificação 16/02/2012 19h05
São Paulo – Pesquisa com empresários e executivos da área mostra que 62% preveem crescimentos superiores a 10%.
amostra_amcham.jpg

As empresas apostam que o ano de 2012 vai ser tão bom que os negócios vão crescer na casa dos dois dígitos. Ao menos 62% dos 387 executivos das áreas comercial e de marketing ouvidos nesta quinta-feira (16/02) em uma pesquisa feita pela Amcham dizem que as vendas vão crescer acima de 10%. A sondagem foi feita durante o seminário Perspectivas Comerciais 2012 na Amcham-São Paulo.

Veja também: Empresas buscam Chinas dentro do Brasil para sustentar expansão

Os entrevistados responderam primeiro a pergunta “como as vendas da sua empresa irão se comportar em 2012 se comparadas com 2011”. Uma fatia de 22,2% dos presentes disse esperar um aumento de 10% a 15%, e 39,8% apontaram uma projeção de crescimento superior a 15%.

Outros 22,6% preferiram manter projeções mais conservadoras, embora ainda otimistas, com aumentos entre 5% e 10% nas vendas. A estabilidade e o crescimento pequeno (inferior a 5%) foram a aposta de 10,1% dos ouvidos.

Uma fatia pequena (5,3%) indicou acreditar em queda propriamente dita, entre os quais 3,3% veem retração superior a 15%.

A amostra consultada pela Amcham é composta majoritariamente por altos executivos (52% são presidentes, diretores ou gerentes) de empresas de todos os portes e setores.

Oportunidades

Uma segunda questão abordou as oportunidades de expansão de negócio. A prioridade das empresas para 2012 é a estruturação e a preparação para o crescimento (59,5% dos entrevistados escolheram essa opção), seguida de acordos de identificação e desenvolvimento de parcerias comerciais (23,7%) e pelo conhecimento de novos mercados, acordos e políticas comerciais e programas de incentivo à exportação e/ou importação (11,1%).

Veja também: Otimistas, empresas apostam na classe C para continuar crescendo em 2012

As oportunidades de internacionalização e a obtenção de recursos financeiros foram apontadas como prioridade por 2,7% dos respondentes, enquanto a abertura de capital é o maior foco para 0,6%.

Foco comercial

Em relação ao foco comercial, as empresas querem dar mais atenção à busca de novos clientes e à abertura de novos canais de vendas e distribuição (46,1%). Outras optam por inteligência da informação e transformação desse conhecimento em ações (19,7%), melhoria de atendimento e relacionamento com os clientes (15,8%) e qualificação da força de vendas (7,7%).

Veja também: PMEs serão um dos principais motores do crescimento nacional nesta década

As demais respostas abordaram o desenvolvimento de alianças e parceiros comerciais (5,6%) e a avaliação das políticas comerciais e precificação (4,9%).

Veja mais notícias sobre o seminário Perspectivas Comerciais 2012

“Curtir” na internet é modo de alavancar qualquer produto, afirmam especialistas em vendas

Classe C quer produtos de acordo com estilo de vida próprio, destaca executivo da Grendene

Principal desafio das empresas é identificar e explorar oportunidades de mercado, segundo consultor da McKinsey

Área comercial precisa de especialistas técnicos, diz diretor da Sodexo

Singer prioriza novos consumidores e amplia relacionamento digital, revela executivo

Redução do IPI para a linha branca é grande impulso à indústria, diz executivo da Whirlpool

Singer prioriza novos consumidores e amplia relacionamento digital, revela executivo

Cerca de 400 mil empresas precisam atualizar ferramentas de gestão corporativa, estima executivo da Microsoft

Setor de cartões deve crescer entre 15% e 20% anualmente pelos próximos cinco anos

Leia mais notícias sobre o assunto:

Economia do Brasil vai voltar a crescer em 2012 após esfriamento de 2011, mostra estudo

Economista diz que 2012 é ano de cautela para as empresas

Liderança não depende de ninguém além de você mesmo, garante psicólogo

Setores representativos da economia se mantêm otimistas para 2012

Novas metodologias de motivação e liderançarepresentam oportunidade de crescimento para PMEs

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

registrado em: