Empresas com governança são mais valorizadas e respeitadas no mercado financeiro

publicado 26/02/2016 16h05, última modificação 26/02/2016 16h05
São Paulo – Estruturas de fiscalização e compliance são vistas como balizadoras de sustentabilidade
governanca-pic01.jpg-7841.html

Empresas com estruturas consolidadas de governança corporativa, como programa de compliance, são geralmente mais saudáveis e respeitadas pelo mercado financeiro, afirma Pyter Stradioto, diretor de compliance da Samsung para América Latina.

“Empresas com alto nível de governança se destacam nas principais bolsas de valores do mundo, inclusive o Brasil. Elas são vistas pelos investidores como tendo mais credibilidade e solidez, principalmente em períodos de incerteza”, disse o executivo. Stradioto deu entrevista ao site da Amcham antes de participar do comitê estratégico de Relações do Trabalho da Amcham – São Paulo na quinta-feira (25/2).

A credibilidade vem de uma governança sólida, formada por conselhos consultivos, fiscais, de auditoria e programas de compliance. “Essa solidez geralmente assegura chances maiores de sustentabilidade e perpetuidade”, segundo o executivo.

Para Stradioto, um dos principais elementos para um bom programa de compliance é a criação de uma cultura corporativa baseada em atuação ética e responsável. “Quando bem estabelecida, torna a aplicação de qualquer princípio muito mais simples.”

Como exemplo, cita o uso cinto de segurança em veículos. No passado, muitos não gostavam de usar porque consideravam incômodo ou desnecessário. “Após décadas de conscientização e obrigatoriedade, temos uma geração mais jovem que utiliza o cinto sem qualquer ressalva, pois entende a necessidade e razão vital de seu uso”, argumenta.

Na Samsung, empresa onde trabalha, o programa de compliance se baseia na prevenção e promoção da conduta ética. Como ponto forte do programa, Stradioto destaca a educação contínua sobre código de conduta, valores e princípios de negócios. “Também promovemos o entendimento das legislações relativas aos mercados onde a empresa opera.”

registrado em: