Empresas usam redes sociais para driblar escassez de mão de obra e atrair talentos

publicado 05/06/2014 11h00, última modificação 05/06/2014 11h00
Brasília - Para serem assertivos não só no mundo real, 96% dos recrutadores afirmam acessar o LinkedIn a procura de candidatos
jussara-dutra-3819.html


Estudo recente sobre o baixo desempenho dos alunos brasileiros, que colocam o Brasil no 38º lugar no ranking educacional mundial, norteou a apresentação de Jussara Dutra, gerente de desenvolvimento humano e organizacional da Senior Sistemas no comitê de gestão de pessoas, realizado na Amcham-Brasília, em 20/05 (confira aqui a apresentação completa).

Convidada a abordar os problemas da escassez de mão de obra qualificada e apresentar soluções, como a atração de talentos via mídias sociais, Jussara reforça o cenário com indicadores preocupantes. Pesquisa realizada com 167 empresas revela que 83,23% sofrem com a escassez de profissionais qualificados.  

Ainda de acordo com o estudo, metade das companhias consultadas, afirmam que precisam treinar entre 41% e 80% dos funcionários recém-contratados.  “Há mais progressos realizados em um minuto hoje do que uma hora de tempo no nosso país. Por isso, ressalta a palestrante, é fundamental o engajamento dos colaboradores para construir resultados extraordinários”.

Estratégias

Envolver, desenvolver e engajar forma a tríade que sustenta a estratégia, adotada pelas grandes companhias, de aliar a gestão da marca à gestão de pessoas. “Tudo começa com pessoas. A principal habilidade das melhores empresas é escolher as pessoas certas”, completa a gerente da Senior Sistema.

E para serem assertivos não só no mundo real como, também, no virtual, candidatos e recrutadores têm apostado nas redes sociais. Considerado um dos mais populares site de emprego do mundo, com 94% da preferência dos candidatos, o LinkedIn  desbanca gigantes como Facebook (65%), Twitter (55%) e Google+(18%).

Em paralelo, 96% dos recrutadores afirmam acessar o LinkedIn  a procura de candidatos; Já no Facebook e Twitter, 65% e 47% dos recrutadores, respectivamente, optam por monitorar a exposição da marca.

A seguir, a íntegra da apresentação de Jussara Dutra, da Senior Sistemas, no comitê de gestão de pessoas, realizado na Amcham-Brasília, em 20/05:


  



registrado em: