Endorfina: o que te move?

publicado 07/01/2019 11h55, última modificação 07/01/2019 13h17
Campinas - Uma gestão de alta performance começa com uma simples decisão: fazer o que te faz bem
CEO Fórum Campinas 2018.jpg

O dia a dia dos executivos parece uma prova de triátlon: vencer obstáculos, gerar resultados, deixar quilômetros de erros para trás, lutar pelos objetivos, controlar a respiração nas horas difíceis. Tudo isso para, no fim, cruzar a linha de chegada segurando os sonhos, ideias, vontades e crenças.

Com o tema Endorfina: o que te move?, o CEO Fórum tirou o fôlego de lideranças da região de Campinas em dezembro de 2018. O encontro reuniu mil pessoas em uma tarde com profissionais disruptivos do mercado, de diferentes áreas de atuação, e que viam no esporte e na educação ferramentas capazes de reconstruir a trajetória profissional.

O médico oficial do Iron Man, Gustavo Maglioca, deu início à reflexão: “A endorfina é um neuropeptídeo produzido pela hipófise, uma glândula do nosso cérebro capaz de nos fazer tolerar mais estresse, dor, e estar disposto a enfrentar as mudanças do ambiente, a estar presente dentro de nossas obrigações, a faltar menos no trabalho”, ressaltou.

Em seguida, Daniel Dias, atleta paraolímpico que conquistou nove medalhas nos últimos jogos, emocionou a todos com sua história de vida, e convidando os presentes a buscar resultados com um novo olhar. “Mergulhe de cabeça, acredite no que está fazendo, porque o que gera endorfina em você, só você sabe”, refletiu.

Para Joana D´Arc, cientista e PHD em química por Harvard, “podemos, sim, transformar o Brasil com educação e ciência. Pedalando, todos são capazes de conquistar espaços e construir o futuro”.

Em um segundo momento, um grupo de palestrantes formou um painel de três líderes que discutiram analogias do esporte com o dia a dia do executivo. João Campos, CEO da Pepsico afirmou: “o esporte trouxe pra mim importantes coisas: resiliência, motivação, aprendizado para lidar com frustração, e estar junto com pessoas”. 

Para Carlos Galvão, CEO da Unlimited, “o mote do Iron Man é ‘nada é impossível’, basta você querer e ter essa endorfina, pensar o que te move e buscar esse desafio”. Por que o esporte deveria estar na sua vida? Qual é a sua endorfina, o que te move? “O que me move é a paixão por desafios”, destacou Fabio Diniz, CEO da Ifly. “Muitas vezes, pecamos por não buscar o conhecimento” alertou Larri Passos, um dos melhores técnicos do mundo de tênis.

Para equilibrar as emoções, o Monge Satyanatha convidou todos os participantes para meditar e a refletir sobre ações do dia. “O valor de todas as suas decisões é importante demais para você não usar o melhor do seu maquinário, para você não estar pleno”, ressaltou.