Especialista apresenta planos de carreira em pequenas e grandes organizações

publicado 08/12/2014 16h56, última modificação 08/12/2014 16h56
Recife - “Os gestores são os verdadeiros responsáveis pela gestão de pessoas e o RH é consultor interno, é fornecedor de ferramentas”
planos-de-carreira-6682.html


“O desenvolvimento profissional está relacionado ao crescimento sistemático na organização, mas sem um cargo definido no futuro; Já a carreira, é o cargo claramente definido; enquanto a sucessão tem por objetivo dar continuidade a gestão de alguém”. Definidos pelo psicólogo e especialista em gestão de negócios, Wellington Maciel, os conceitos contextualizaram a etapas pertinentes aos planos de carreira em pequenas e grandes organizações.

Convidado a debater o assunto no comitê de gestão de pessoas da Amcham-Recife, em 25/11 (confira aqui a apresentação completa), Maciel ressaltou que é imutavel uma empresa ser gerenciada para atender três mercados: bens e serviços; postos de trabalho e o dinheiro, dos capitais. Ou seja, para obter sucesso, é preciso ter desempenho excelente em todas essas dimensões.

Já no quesito gestão, o palestrante aponta a propriedade de metas; negociação; educação e capacitação como as principais competências de um gestor. Em contrapartida, dados da UNESCO indicam que entre as competências consideradas essenciais ao profissional do séc. XXI estão: ser flexível e não especialista demais; estudar durante toda a vida; adquirir habilidades sociais e capacidade de expressão e ser empreendedor.

A gestão tradicional de Recursos Humanos é diferente da Gestão Estratégica. Enquanto o RH tem ações e programas voltados para um setor, na qual as pessoas são reconhecidas por ações mais individualizadas do que coletivas; a gestão tem o sucesso da organização através das pessoas, que são reconhecidas por isso. “Os gestores são os verdadeiros responsáveis pela gestão de pessoas e o RH é consultor interno, é fornecedor de ferramentas. Vale lembrar, ainda que autogerenciamento é a base da boa gestão”, conclui o palestrante.

A seguir, a íntegra da apresentação de do especialista em gestão de negócios, Wellington Maciel, no comitê de gestão de pessoas da Amcham-Recife, em 25/11: 

 




 

registrado em: