Especialistas dão dicas para melhorar desempenho em secretariado

publicado 27/11/2014 14h00, última modificação 27/11/2014 14h00
São Paulo – Confira os destaques do debate promovido pela Amcham sobre oportunidades e desafios da profissão

A Amcham-São Paulo promoveu na última terça (25/11) um debate sobre as oportunidades dos profissionais de secretariado, as características mais requisitadas pelos recrutadores, além de estratégias para melhorar o desempenho no trabalho.

Confira os destaques da discussão do comitê de Secretariado da Amcham.

Oportunidade de assumir responsabilidades

“Comecei na empresa em 2003 como assistente executiva do gerente geral para o Brasil – hoje presidente para a América Latina – e aos poucos fui ganhando mais responsabilidades. Cinco mais tarde, veio a oportunidade de estruturar a área administrativa, em paralelo à assistência executiva. Em 2012, fui promovida a gerente de Facilities, assumindo projetos maiores.

Sendo assistente de um executivo, tive uma visão ampla das necessidades da empresa. É uma oportunidade de participar de projetos desde o início. A função não é apenas organizar a agenda e viagens, mas sim ajudá-lo a atingir seus objetivos dentro da companhia.”

Simone Tallerman, assistente executiva e gerente de Facilities da IMS Health

Qualidades exigidas no recrutamento

“Há uma demanda grande das empresas por serviços de recrutamento de profissionais para a área. Em geral, não há tanta exigência por uma formação técnica, mas é um diferencial. A experiência ainda conta mais do que a formação – acredito que em todas as áreas. Procuramos profissionais bilíngues e discretos, porque lidam com informações confidenciais o tempo todo.”

Juliana Alvarez, gerente da Divisão Secretarial & Office Support da Page Personel

Cuidar de si mesmo é o primeiro passo para aumentar a produtividade

“O trabalho dos profissionais de secretariado é focado em cuidar do outro – da agenda, de eventos, da administração de serviços, entre outros. No entanto, muitos acabam se esquecendo de cuidar de si mesmo. Geralmente, eles exercem outros papéis em casa, por exemplo, e é importante ter uma vida saudável. Precisamos cuidar de nós mesmos primeiro. Esse é o segredo da produtividade.”

Izabela Mioto, sócia-diretora da Arquitetura RH

registrado em: