Financeiro e Marketing integrados: conexão dos departamentos em pauta em Campinas

publicado 11/09/2014 15h15, última modificação 11/09/2014 15h15
Campinas- Comitê Estratégico de Marketing discutiu, em 9/9, os principais gargalos da visão do CFO sobre a área de Marketing
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Medir os resultados financeiros de uma ação de marketing nem sempre é totalmente possível. Este é o principal ponto de conflito no relacionamento entre marketing e financeiro dentro de uma organização.

Como aproximar as linguagens e metodologias das áreas foi o tema central do último Comitê Estratégico de Marketing da Amcham-Campinas em 9/09. O encontro contou com a presença de Renê Marzagão, CFO da EATON.

Para ele, o maior problema acontece quando o CFO espera retorno total dos investimentos feitos na área de marketing. Transformar todas as ações de divulgação da empresa em métricas de retorno de investimento  é quase impossível e, por isso, o gestor financeiro não consegue ter clareza se o investimento valeu à pena ou não, dificultando a liberação de novos recursos ou ampliação do budget do departamento.

Neste caso, Renê Marzagão aponta que o melhor é criar abertura para conversas, e o mais importante, discutir e analisar todo o planejamento do budget da empresa, principalmente para o ano de 2015, que será desafiador para todos os setores.

“O ano de 2015 será um ano de ajustes. O alinhamento entre as áreas será essencial, e a participação do Marketing na definição do Budget fará com que muitos conflitos sejam solucionados, pois as atitudes do CFO farão muito mais sentindo para o marketing, e vice versa.”

Outras medidas que, segundo ele, podem ajudar no alinhamento das área são as definições das metas que são prioridade e principalmente a colaboração entre os CFO’s e CMO’s.

Um bom CFO sabe que vendas fortes são essenciais para o crescimento da empresa, e que só se consegue este resultado investindo em marketing e divulgação direta.

“Para produzir dinheiro, devemos gastar dinheiro, e este gasto, que na realidade é um investimento, deve ser feito na área de Marketing”, conclui ele. 

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